A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Alexandre
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Monteiro, Maria Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293
Resumo: A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria.
id UFSC-19_870badfab85871cf2d8ffdade647390b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9293
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de FísicaA compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 29-522175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293/8584Medeiros, AlexandreMonteiro, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:26:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9293Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:26:20Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
title A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
spellingShingle A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
Medeiros, Alexandre
title_short A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
title_full A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
title_fullStr A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
title_full_unstemmed A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
title_sort A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
author Medeiros, Alexandre
author_facet Medeiros, Alexandre
Monteiro, Maria Amélia
author_role author
author2 Monteiro, Maria Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Alexandre
Monteiro, Maria Amélia
description A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293/8584
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 29-52
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940571602616320