A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293 |
Resumo: | A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria. |
id |
UFSC-19_870badfab85871cf2d8ffdade647390b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/9293 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de FísicaA compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria.Imprensa Universitária - UFSC2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 29-522175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293/8584Medeiros, AlexandreMonteiro, Maria Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T17:26:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9293Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T17:26:20Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
title |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
spellingShingle |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física Medeiros, Alexandre |
title_short |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
title_full |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
title_fullStr |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
title_full_unstemmed |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
title_sort |
A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria Copernica nos livros didáticos de Física |
author |
Medeiros, Alexandre |
author_facet |
Medeiros, Alexandre Monteiro, Maria Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Maria Amélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Alexandre Monteiro, Maria Amélia |
description |
A compreensão da teoria copernicana constitui-se num dos alicerces para a formação de uma visão de mundo moderna que contemple o lugar do ser humano no espaço, assim como a produção do conhecimento científico. Neste sentido, parece de grande importância educacional a análise das mensagens veiculadas pelos livros textos sobre tão fundamental conteúdo. Neste trabalho, destacamos os pressupostos e as limitações do sistema de Copérnico, dentro de um arcabouço histórico, comparando tal desenvolvimento com as apresentações de trinta e um livros didáticos de física do ensino médio em língua portuguesa. A análise permite que se perceba as graves omissões e distorções introduzidas por tais textos na apresentação da citada teoria. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293/8584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 19 n. 1 (2002); 29-52 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940571602616320 |