Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Flavia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Sousa, João José Fernandes, Barros, Susana de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p361
Resumo: Este estudo investiga a interação de licenciandos em Física com um sistema hipermídia que aborda conceitos básicos de Mecânica. Tem como objetivos estudar a relação entre conhecimento prévio e navegação hipertextual, tomando como referência os padrões de navegação propostos por Rezende e Souza Barros (2008) e verificar sua validade como critério de classificação. Pretendemos avançar na compreensão da navegação hipertextual na medida em que foram considerados tanto o desempenho dos estudantes em um pré-teste quanto a percepção sobre a interação com o sistema hipermídia através de uma entrevista com um subgrupo de alunos. Encontramos razoável correlação entre o conhecimento prévio dos estudantes e os padrões de navegação organizada, conceitual e desorientada, o que nos levou a concluir que foi possível validar os padrões anteriores. Observamos um novo padrão: a navegação induzida, na qual o estudante se guia por uma suposta ordem em que os conceitos e as leis estariam dispostos graficamente no índice. De um modo geral, as entrevistas foram um complemento útil para a interpretação da navegação por meio de gráficos, os quais representam uma “fotografia” da navegação individual. Se estas fotografias já mostram as formas diversificadas com que os alunos usam um sistema hipermídia, as entrevistas mostram a diversidade de razões que eles atribuem às suas escolhas e à configuração final de sua navegação.
id UFSC-19_874413e2b653f2a7d310f24acda9577f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/25590
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básicaEste estudo investiga a interação de licenciandos em Física com um sistema hipermídia que aborda conceitos básicos de Mecânica. Tem como objetivos estudar a relação entre conhecimento prévio e navegação hipertextual, tomando como referência os padrões de navegação propostos por Rezende e Souza Barros (2008) e verificar sua validade como critério de classificação. Pretendemos avançar na compreensão da navegação hipertextual na medida em que foram considerados tanto o desempenho dos estudantes em um pré-teste quanto a percepção sobre a interação com o sistema hipermídia através de uma entrevista com um subgrupo de alunos. Encontramos razoável correlação entre o conhecimento prévio dos estudantes e os padrões de navegação organizada, conceitual e desorientada, o que nos levou a concluir que foi possível validar os padrões anteriores. Observamos um novo padrão: a navegação induzida, na qual o estudante se guia por uma suposta ordem em que os conceitos e as leis estariam dispostos graficamente no índice. De um modo geral, as entrevistas foram um complemento útil para a interpretação da navegação por meio de gráficos, os quais representam uma “fotografia” da navegação individual. Se estas fotografias já mostram as formas diversificadas com que os alunos usam um sistema hipermídia, as entrevistas mostram a diversidade de razões que eles atribuem às suas escolhas e à configuração final de sua navegação.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p36110.5007/2175-7941.2012v29nesp1p361Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 361-3892175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p361/22927Rezende, Flaviade Sousa, João José FernandesBarros, Susana de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:45:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/25590Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
title Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
spellingShingle Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
Rezende, Flavia
title_short Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
title_full Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
title_fullStr Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
title_full_unstemmed Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
title_sort Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica
author Rezende, Flavia
author_facet Rezende, Flavia
de Sousa, João José Fernandes
Barros, Susana de Souza
author_role author
author2 de Sousa, João José Fernandes
Barros, Susana de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Flavia
de Sousa, João José Fernandes
Barros, Susana de Souza
description Este estudo investiga a interação de licenciandos em Física com um sistema hipermídia que aborda conceitos básicos de Mecânica. Tem como objetivos estudar a relação entre conhecimento prévio e navegação hipertextual, tomando como referência os padrões de navegação propostos por Rezende e Souza Barros (2008) e verificar sua validade como critério de classificação. Pretendemos avançar na compreensão da navegação hipertextual na medida em que foram considerados tanto o desempenho dos estudantes em um pré-teste quanto a percepção sobre a interação com o sistema hipermídia através de uma entrevista com um subgrupo de alunos. Encontramos razoável correlação entre o conhecimento prévio dos estudantes e os padrões de navegação organizada, conceitual e desorientada, o que nos levou a concluir que foi possível validar os padrões anteriores. Observamos um novo padrão: a navegação induzida, na qual o estudante se guia por uma suposta ordem em que os conceitos e as leis estariam dispostos graficamente no índice. De um modo geral, as entrevistas foram um complemento útil para a interpretação da navegação por meio de gráficos, os quais representam uma “fotografia” da navegação individual. Se estas fotografias já mostram as formas diversificadas com que os alunos usam um sistema hipermídia, as entrevistas mostram a diversidade de razões que eles atribuem às suas escolhas e à configuração final de sua navegação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p361
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p361
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p361
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p361/22927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 361-389
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572968910848