Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferracioli, Laercio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Thieberson da Silva, da Silva, Rodrigo Marques Almeida, Mulinari, Mara Hombre, de Oliveira, Rafael Rodrigues, Camilleti, Giuseppi Gava, Morelato, Francis, Fehsenfeld, Kathia, Verbeno, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679
Resumo: Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.
id UFSC-19_b9918f2a932a3b3854d86f4962cdd271
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23413
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de FísicaEste trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p67910.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 679-7072175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679/23061Ferracioli, LaercioGomes, Thieberson da Silvada Silva, Rodrigo Marques AlmeidaMulinari, Mara Hombrede Oliveira, Rafael RodriguesCamilleti, Giuseppi GavaMorelato, FrancisFehsenfeld, KathiaVerbeno, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:19:22Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23413Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-21T14:19:22Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
title Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
spellingShingle Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
Ferracioli, Laercio
title_short Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
title_full Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
title_fullStr Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
title_full_unstemmed Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
title_sort Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
author Ferracioli, Laercio
author_facet Ferracioli, Laercio
Gomes, Thieberson da Silva
da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Mulinari, Mara Hombre
de Oliveira, Rafael Rodrigues
Camilleti, Giuseppi Gava
Morelato, Francis
Fehsenfeld, Kathia
Verbeno, Carlos Henrique
author_role author
author2 Gomes, Thieberson da Silva
da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Mulinari, Mara Hombre
de Oliveira, Rafael Rodrigues
Camilleti, Giuseppi Gava
Morelato, Francis
Fehsenfeld, Kathia
Verbeno, Carlos Henrique
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracioli, Laercio
Gomes, Thieberson da Silva
da Silva, Rodrigo Marques Almeida
Mulinari, Mara Hombre
de Oliveira, Rafael Rodrigues
Camilleti, Giuseppi Gava
Morelato, Francis
Fehsenfeld, Kathia
Verbeno, Carlos Henrique
description Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679/23061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 679-707
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1789435185627922432