Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679 |
Resumo: | Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro. |
id |
UFSC-19_b9918f2a932a3b3854d86f4962cdd271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/23413 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de FísicaEste trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p67910.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 679-7072175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679/23061Ferracioli, LaercioGomes, Thieberson da Silvada Silva, Rodrigo Marques AlmeidaMulinari, Mara Hombrede Oliveira, Rafael RodriguesCamilleti, Giuseppi GavaMorelato, FrancisFehsenfeld, KathiaVerbeno, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:19:22Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23413Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-21T14:19:22Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
title |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
spellingShingle |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física Ferracioli, Laercio |
title_short |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
title_full |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
title_fullStr |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
title_full_unstemmed |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
title_sort |
Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física |
author |
Ferracioli, Laercio |
author_facet |
Ferracioli, Laercio Gomes, Thieberson da Silva da Silva, Rodrigo Marques Almeida Mulinari, Mara Hombre de Oliveira, Rafael Rodrigues Camilleti, Giuseppi Gava Morelato, Francis Fehsenfeld, Kathia Verbeno, Carlos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Thieberson da Silva da Silva, Rodrigo Marques Almeida Mulinari, Mara Hombre de Oliveira, Rafael Rodrigues Camilleti, Giuseppi Gava Morelato, Francis Fehsenfeld, Kathia Verbeno, Carlos Henrique |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferracioli, Laercio Gomes, Thieberson da Silva da Silva, Rodrigo Marques Almeida Mulinari, Mara Hombre de Oliveira, Rafael Rodrigues Camilleti, Giuseppi Gava Morelato, Francis Fehsenfeld, Kathia Verbeno, Carlos Henrique |
description |
Este trabalho apresenta, inicialmente, algumas visões sobre a interface tecnologia e ciência no contexto educacional, seguido do relato de três iniciativas independentes de investigação da utilização da modelagem computacional no ensino de ciências. Essas experiências, com o foco no conhecimento e não na tecnologia, são localizadas em um momento histórico em que o surpreendente avanço da tecnologia da informática passou a introduzir os computadores na vida cotidiana das pessoas e, consequentemente, levando-o para dentro da sala de aula. Na sequência, é apresentado um relato histórico do desenvolvimento e de resultados de um programa de pesquisa sobre integração de ambientes computacionais ao ensino de Física e ciências em geral a partir da modelagem computacional quantitativa, semiquantitativa e qualitativa no contexto educacional brasileiro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p679/23061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 679-707 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1789435185627922432 |