Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres, João Batista Siqueira
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245
Resumo: A partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.
id UFSC-19_c6dfc603ef3f2ae5af95e638498f88b3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6245
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométricaA partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.Imprensa Universitária - UFSC1993-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 10 n. 3 (1993); 220-2342175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245/15141Harres, João Batista Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:39:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6245Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:39:42Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
title Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
spellingShingle Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
Harres, João Batista Siqueira
title_short Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
title_full Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
title_fullStr Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
title_full_unstemmed Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
title_sort Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica
author Harres, João Batista Siqueira
author_facet Harres, João Batista Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
description A partir de resultados de entrevistas clinicas, questões de escolha múltipla apresentados por outros pesquisadores e alguns itens criados especificamente para esta pesquisa foi elaborado um teste de lápis e papel, com escolha múltipla, destinado a detectar se o aluno tem concepções cientificamente corretas em alguns tópicos introdutórios da ótica geométrica. Esses tópicos dizem respeito ao processo da visão, às propriedades da propagação da luz e à formação de imagens em espelhos planos. O teste é constituído de 15 itens de escolha múltipla e foi aplicado em 152 estudantes de 2º e 3º graus que já tinham estudado ótica geométrica.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245/15141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 10 n. 3 (1993); 220-234
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940569580961792