Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Filho, Jose de Pinho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9064
Resumo: O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, realizamos uma análise do laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral, utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras. Para isto, efetuamos o resgate histórico de algumas propostas de laboratório didático, com o objetivo de identificar características comuns dessas abordagens. Uma de nossas conclusões é que, no processo de transposição didática, o “método experimental” se transformou em objeto do “saber a ensinar”, introduzido através do laboratório didático, sem função precisa no processo de ensinoaprendizagem.
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