A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v2i02.35 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso, foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica. |
id |
IFES-1_d34c623f8f9a07f38aa317f9428e81b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/35 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃOTransposição didáticaConceito de funçãoEnsino-aprendizagemO objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso, foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3510.36524/dect.v2i02.35Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 39-512236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35/29Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlkimim, EdsonVilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-10-17T21:39:11Zoai::article/35Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.763444Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
title |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
spellingShingle |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO Alkimim, Edson Transposição didática Conceito de função Ensino-aprendizagem Alkimim, Edson Transposição didática Conceito de função Ensino-aprendizagem |
title_short |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_full |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_fullStr |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_full_unstemmed |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_sort |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO |
author |
Alkimim, Edson |
author_facet |
Alkimim, Edson Alkimim, Edson Vilela Paiva, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alkimim, Edson Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transposição didática Conceito de função Ensino-aprendizagem |
topic |
Transposição didática Conceito de função Ensino-aprendizagem |
description |
O objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso, foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35 10.36524/dect.v2i02.35 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35/29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 39-51 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075545227265 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.35 |