A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alkimim, Edson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/dect.v2i02.35
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso,  foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-­‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica.
id IFES-1_d34c623f8f9a07f38aa317f9428e81b5
oai_identifier_str oai::article/35
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃOTransposição didáticaConceito de funçãoEnsino-aprendizagemO objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso,  foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-­‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3510.36524/dect.v2i02.35Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 39-512236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35/29Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlkimim, EdsonVilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-10-17T21:39:11Zoai::article/35Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.763444Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
title A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
spellingShingle A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
Alkimim, Edson
Transposição didática
Conceito de função
Ensino-aprendizagem
Alkimim, Edson
Transposição didática
Conceito de função
Ensino-aprendizagem
title_short A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
title_full A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
title_fullStr A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
title_full_unstemmed A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
title_sort A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O CONCEITO DE FUNÇÃO
author Alkimim, Edson
author_facet Alkimim, Edson
Alkimim, Edson
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alkimim, Edson
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição didática
Conceito de função
Ensino-aprendizagem
topic Transposição didática
Conceito de função
Ensino-aprendizagem
description O objetivo deste trabalho foi estudar a transposição didática do conceito de função em sala de aula de uma escola pública de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa com uma metodologia descritiva de estudo de caso,  foca a introdução do conceito de função, utilizando para tal, observações de sala de aula, entrevistas com os professores e análise do livro didático adotado. Neste artigo, parte da revisão bibliográfica da pesquisa, procuramos entender os mecanismos de transposição didática baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos e não simplesmente repetidora de conhecimentos científicos, no qual o ensino-­‐aprendizagem da matemática se dá dentro de uma visão crítica. Podemos afirmar após esta pesquisa que o professor, ao resgatar o enfoque histórico e modelar situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional, poderá propiciar a construção deste conceito e sua utilização crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35
10.36524/dect.v2i02.35
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/35/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 39-51
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075545227265
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/dect.v2i02.35