Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886 |
Resumo: | Este artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho. |
id |
UFSC-19_e002293f5f57203d4f34f1eedf305e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6886 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássicaEste artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 3 (1998); 243-2642175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886/6345Martins, Roberto de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:53:48Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6886Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:53:48Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
title |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
spellingShingle |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica Martins, Roberto de Andrade |
title_short |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
title_full |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
title_fullStr |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
title_full_unstemmed |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
title_sort |
Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica |
author |
Martins, Roberto de Andrade |
author_facet |
Martins, Roberto de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Roberto de Andrade |
description |
Este artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886/6345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 3 (1998); 243-264 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570342227968 |