Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Roberto de Andrade
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886
Resumo: Este artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho.
id UFSC-19_e002293f5f57203d4f34f1eedf305e6a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6886
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássicaEste artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 3 (1998); 243-2642175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886/6345Martins, Roberto de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:53:48Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6886Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:53:48Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
title Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
spellingShingle Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
Martins, Roberto de Andrade
title_short Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
title_full Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
title_fullStr Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
title_full_unstemmed Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
title_sort Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1- Física clássica
author Martins, Roberto de Andrade
author_facet Martins, Roberto de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Roberto de Andrade
description Este artigo discute a dificuldade de se apresentar conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Toma-se como exemplo uma leitura crítica do livro A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang , analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada nessa obra. Evidencia-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, que poderiam ter sido evitados. Discute-se também a parte da obra referente à Física Clássica; a relacionada à Física Moderna será discutida em um próximo trabalho.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6886/6345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 3 (1998); 243-264
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570342227968