O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizelli, Fabrício Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034
Resumo: Pretende-se analisar, nesse trabalho, em que medida a fenomenologia de Jean-Paul Sartre escapa ao problema do solipsismo. Para isso, consultaremos seu texto de juventude A Transcendência do Ego, publicado em 1936. Objetiva-se investigar o modo como Sartre aborda a relação da consciência intencional com os objetos transcendentes, assumindo a consciência como “campo transcendental” impessoal e rejeitando o “Eu” como imanente à consciência, mas, ao contrário, pensando-o também como transcendente, tal como os demais objetos mundanos. Nessa primeira obra, Sartre, ao fazer uso da noção de “consciência intencional” de Husserl, concebe a consciência como “consciência de alguma coisa” e, conjuntamente, consciência de si mesma. Com isso, recusará todo e qualquer conteúdo no interior da consciência. Nem mesmo o “Eu” pode ser assimilado como imanente à consciência. Com essa abordagem, Sartre escapa ao realismo absoluto, que deduz a consciência da matéria, do fisiológico; e ao idealismo absoluto, que deduz a matéria da consciência, reduzindo-a à representação da consciência. Desse modo, a única concepção capaz de escapar ao problema do solipsismo, segundo Sartre, é a teoria segundo a qual o Ego é um objeto transcendente, pois, se o Ego for uma estrutura imanente da consciência, seria possível que a existência dos fenômenos e de outros “Eus” fossem derivadas desse Ego imanente. Com isso, pretende-se verificar em que medida há uma superação deste problema clássico da tradição filosófica: o problema do solipsismo.
id UFSC-21_712777ffbf32d4ff39ce8ffe78a6e65c
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/3034
network_acronym_str UFSC-21
network_name_str Journal of Lean Systems
repository_id_str
spelling O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul SartresolipsismotranscendênciaEgointencionalidadefenomenologia.Pretende-se analisar, nesse trabalho, em que medida a fenomenologia de Jean-Paul Sartre escapa ao problema do solipsismo. Para isso, consultaremos seu texto de juventude A Transcendência do Ego, publicado em 1936. Objetiva-se investigar o modo como Sartre aborda a relação da consciência intencional com os objetos transcendentes, assumindo a consciência como “campo transcendental” impessoal e rejeitando o “Eu” como imanente à consciência, mas, ao contrário, pensando-o também como transcendente, tal como os demais objetos mundanos. Nessa primeira obra, Sartre, ao fazer uso da noção de “consciência intencional” de Husserl, concebe a consciência como “consciência de alguma coisa” e, conjuntamente, consciência de si mesma. Com isso, recusará todo e qualquer conteúdo no interior da consciência. Nem mesmo o “Eu” pode ser assimilado como imanente à consciência. Com essa abordagem, Sartre escapa ao realismo absoluto, que deduz a consciência da matéria, do fisiológico; e ao idealismo absoluto, que deduz a matéria da consciência, reduzindo-a à representação da consciência. Desse modo, a única concepção capaz de escapar ao problema do solipsismo, segundo Sartre, é a teoria segundo a qual o Ego é um objeto transcendente, pois, se o Ego for uma estrutura imanente da consciência, seria possível que a existência dos fenômenos e de outros “Eus” fossem derivadas desse Ego imanente. Com isso, pretende-se verificar em que medida há uma superação deste problema clássico da tradição filosófica: o problema do solipsismo.Universidade Federal de Santa Catarina2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034PERI; v. 11 n. 1 (2019): Temática Sartre; 1-172175-1811reponame:Journal of Lean Systemsinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034/2943Copyright (c) 2019 Fabrício Rodrigues Pizelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizelli, Fabrício Rodrigues2020-06-20T19:41:18Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/3034Revistahttps://nexos.ufsc.br/index.php/leanPUBhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/oai||g.tortorella@ufsc.br2448-02662448-0266opendoar:2020-06-20T19:41:18Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
title O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
spellingShingle O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
Pizelli, Fabrício Rodrigues
solipsismo
transcendência
Ego
intencionalidade
fenomenologia.
title_short O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
title_full O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
title_fullStr O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
title_full_unstemmed O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
title_sort O problema do solipsismo na obra A Transcendência do Ego de Jean-Paul Sartre
author Pizelli, Fabrício Rodrigues
author_facet Pizelli, Fabrício Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizelli, Fabrício Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv solipsismo
transcendência
Ego
intencionalidade
fenomenologia.
topic solipsismo
transcendência
Ego
intencionalidade
fenomenologia.
description Pretende-se analisar, nesse trabalho, em que medida a fenomenologia de Jean-Paul Sartre escapa ao problema do solipsismo. Para isso, consultaremos seu texto de juventude A Transcendência do Ego, publicado em 1936. Objetiva-se investigar o modo como Sartre aborda a relação da consciência intencional com os objetos transcendentes, assumindo a consciência como “campo transcendental” impessoal e rejeitando o “Eu” como imanente à consciência, mas, ao contrário, pensando-o também como transcendente, tal como os demais objetos mundanos. Nessa primeira obra, Sartre, ao fazer uso da noção de “consciência intencional” de Husserl, concebe a consciência como “consciência de alguma coisa” e, conjuntamente, consciência de si mesma. Com isso, recusará todo e qualquer conteúdo no interior da consciência. Nem mesmo o “Eu” pode ser assimilado como imanente à consciência. Com essa abordagem, Sartre escapa ao realismo absoluto, que deduz a consciência da matéria, do fisiológico; e ao idealismo absoluto, que deduz a matéria da consciência, reduzindo-a à representação da consciência. Desse modo, a única concepção capaz de escapar ao problema do solipsismo, segundo Sartre, é a teoria segundo a qual o Ego é um objeto transcendente, pois, se o Ego for uma estrutura imanente da consciência, seria possível que a existência dos fenômenos e de outros “Eus” fossem derivadas desse Ego imanente. Com isso, pretende-se verificar em que medida há uma superação deste problema clássico da tradição filosófica: o problema do solipsismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3034/2943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fabrício Rodrigues Pizelli
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fabrício Rodrigues Pizelli
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 11 n. 1 (2019): Temática Sartre; 1-17
2175-1811
reponame:Journal of Lean Systems
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Journal of Lean Systems
collection Journal of Lean Systems
repository.name.fl_str_mv Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||g.tortorella@ufsc.br
_version_ 1798329381351849984