O choque do insuspeitado: Heidegger e a verdade da obra de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruggeri, Sabrina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1048
Resumo: Este trabalho pretende esclarecer a noção de verdade apresentada no clássico ensaio heideggeriano A origem da obra de arte a partir da especificidade de seu caráter em relação ao âmbito do ordinário. Para Heidegger, a verdade da obra de arte acontece como o “choque do insuspeitado”, ela deve romper com as relações humanas habituais e abrir assim um espaço de extraordinária transcendência. Para esse intuito, iremos acompanhar a filosofia heideggeriana a partir do projeto de destruição [Destruktion] da Estética, passando pelo desdobramento do conceito de verdade desde a sua apresentação como desvelamento em Ser e Tempo, até a sua revisão com o conceito de “terra”. Este caráter de choque, constitutivo do ser-obra e do modo de acontecimento de sua verdade, deve empreender um afastamento em relação ao cotidiano que possibilita ao mesmo tempo uma transformação no nível da existência.
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