SENSAÇÃO TÉRMICA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE CIRCULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mix Sustentável (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560 |
Resumo: | O sistema de transporte coletivo sofre com a falta de planejamento em termos de conforto térmico, podendo trazer a desaprovação dos usuários e, principalmente, sérios danos à saúde. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sensação térmica do sistema de transporte circular da Universidade Federal do Pará, devido a diversidade de pessoas que utilizam o serviço diariamente. Primeiramente, realizou-se uma análise de tendência da temperatura na região para os últimos 20 anos, seguida por uma análise da temperatura de superfície na universidade para o ano de 2018. Na segunda parte efetuou-se a caracterização das paradas disponíveis para utilização dos usuários. Por fim, foram realizadas medições de temperatura radiante nas paradas e no interior dos coletivos. Houve tendência ao aumento de temperatura em 80% dos anos estudados, e a temperatura de superfície na universidade variou em 5,4 °C. As medições de temperatura radiante mostraram valores médios acima do máximo tolerado pelos padrões de conforto em normas, concluindo que há necessidade de intervenção em todos os pontos de ônibus, a fim de promover melhorias no serviço. Isto é fundamental para o planejamento institucional do sistema de transporte, além de contribuir com a função social de fornecer um serviço digno |
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SENSAÇÃO TÉRMICA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE CIRCULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁPlanejamento de transporteMobilidade urbanaTemperaturaClimaPessoasTransporteAlternativas verdesO sistema de transporte coletivo sofre com a falta de planejamento em termos de conforto térmico, podendo trazer a desaprovação dos usuários e, principalmente, sérios danos à saúde. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sensação térmica do sistema de transporte circular da Universidade Federal do Pará, devido a diversidade de pessoas que utilizam o serviço diariamente. Primeiramente, realizou-se uma análise de tendência da temperatura na região para os últimos 20 anos, seguida por uma análise da temperatura de superfície na universidade para o ano de 2018. Na segunda parte efetuou-se a caracterização das paradas disponíveis para utilização dos usuários. Por fim, foram realizadas medições de temperatura radiante nas paradas e no interior dos coletivos. Houve tendência ao aumento de temperatura em 80% dos anos estudados, e a temperatura de superfície na universidade variou em 5,4 °C. As medições de temperatura radiante mostraram valores médios acima do máximo tolerado pelos padrões de conforto em normas, concluindo que há necessidade de intervenção em todos os pontos de ônibus, a fim de promover melhorias no serviço. Isto é fundamental para o planejamento institucional do sistema de transporte, além de contribuir com a função social de fornecer um serviço dignoUFSC - Federal University of Santa Catarina2019-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/356010.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.103-114Mix Sustentável; Vol. 5 No. 3 (2019): Mix Sustentável (edição regular); 103-114MIX Sustentável; v. 5 n. 3 (2019): Mix Sustentável (edição regular); 103-1142447-30732447-0899reponame:Mix Sustentável (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/2759https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4398https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4399https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4400https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4401https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4402https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4403https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4404https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4405https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4406https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3560/4407Copyright (c) 2019 Matheus Melo de Souza, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis Carvalho, Marianna Amado da Silva Vieira, Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Josias da Silva Cruz, Maria Luiza Rodrigues Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Matheus Melo deCarvalho, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de AssisVieira, Marianna Amado da SilvaCosta, Carlos Eduardo Aguiar de SouzaCruz, Josias da SilvaMoreira, Maria Luiza Rodrigues2020-06-01T11:46:59Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/3560Revistahttp://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/PUBhttp://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/oailisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com2447-30732447-0899opendoar:2020-06-01T11:46:59Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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