MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mix Sustentável (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943 |
Resumo: | Em um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar. |
id |
UFSC-22_88b97316962975196efedb55eb0f5c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1943 |
network_acronym_str |
UFSC-22 |
network_name_str |
Mix Sustentável (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAISEm um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar.UFSC - Federal University of Santa Catarina2017-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/194310.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155Mix Sustentável; Vol. 3 No. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155MIX Sustentável; v. 3 n. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-1552447-30732447-0899reponame:Mix Sustentável (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943/1381Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, PabloArruda, Amilton José Vieira deMoroni, IsabelaSoares, Theska2022-12-07T13:52:38Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1943Revistahttp://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/PUBhttp://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/oailisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com2447-30732447-0899opendoar:2022-12-07T13:52:38Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
title |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
spellingShingle |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS Bezerra, Pablo |
title_short |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
title_full |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
title_fullStr |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
title_full_unstemmed |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
title_sort |
MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS |
author |
Bezerra, Pablo |
author_facet |
Bezerra, Pablo Arruda, Amilton José Vieira de Moroni, Isabela Soares, Theska |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Amilton José Vieira de Moroni, Isabela Soares, Theska |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Pablo Arruda, Amilton José Vieira de Moroni, Isabela Soares, Theska |
description |
Em um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155 |
url |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943 |
identifier_str_mv |
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943/1381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mix Sustentável; Vol. 3 No. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155 MIX Sustentável; v. 3 n. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155 2447-3073 2447-0899 reponame:Mix Sustentável (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Mix Sustentável (Online) |
collection |
Mix Sustentável (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
lisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com |
_version_ |
1798325229289734144 |