MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Pablo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arruda, Amilton José Vieira de, Moroni, Isabela, Soares, Theska
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246251
Resumo: Em um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar.
id UFSC_3c63e01aa903c3c587f5c5cbf689952f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/246251
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAISEm um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar.UFSC - Federal University of Santa Catarina2017-04-172023-05-29T21:23:02Z2023-05-29T21:23:02Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/194310.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246251Mix Sustentável; Vol. 3 No. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155MIX Sustentável; v. 3 n. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-1552447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943/1381Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, PabloArruda, Amilton José Vieira deMoroni, IsabelaSoares, Theska2023-05-29T21:23:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/246251Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-29T21:23:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
title MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
spellingShingle MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
Bezerra, Pablo
title_short MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
title_full MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
title_fullStr MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
title_full_unstemmed MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
title_sort MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS A ABORDAGEM PROJETUAL DO DESIGN ESTRATÉGICO VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
author Bezerra, Pablo
author_facet Bezerra, Pablo
Arruda, Amilton José Vieira de
Moroni, Isabela
Soares, Theska
author_role author
author2 Arruda, Amilton José Vieira de
Moroni, Isabela
Soares, Theska
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Pablo
Arruda, Amilton José Vieira de
Moroni, Isabela
Soares, Theska
description Em um contexto de alta competitividade e escassez de recursos, a busca da criação de modelos de negócio sustentáveis é fundamental para que organizações se destaquem e tenham longevidade no mercado. Tal ideal deve estar presente em tudo que a envolve, incluindo seus processos e produtos. O presente artigo visa refletir sobre o poder da adoção da abordagem de Design Estratégico na criação e aplicação de modelos de negócio baseados em produtos locais – importantes motores para o desenvolvimento econômico de suas regiões. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e foi analisado um estudo de caso. O Design Estratégico, como uma abordagem projetual que objetiva conceber Sistemas Produto-Serviço pautados pela sustentabilidade e fieis a uma estratégia organizacional bem definida, apresentou-se como um recurso de alto potencial para auxiliar na consolidação dos modelos de negócio sustentáveis e sua aplicação em tudo aquilo que uma empresa se propõe a fazer e comunicar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-17
2023-05-29T21:23:02Z
2023-05-29T21:23:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246251
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246251
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.147-155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1943/1381
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 3 No. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155
MIX Sustentável; v. 3 n. 2 (2017): Mix Sustentável (edição especial - V ENSUS); 147-155
2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652306455986176