RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gontijo, Leila Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mix Sustentável (Online)
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4363
Resumo: Na relação de atender os desejos do consumidor, obter sucesso do produto e alcançar a lucratividade, o designer ainda tem de adaptar-se às exigências de mercado para uma orientação sustentável. Assim, com esta pesquisa, objetiva-se identificar elementos que agregam valor ao produto de vestuário de moda sustentável, sob a perspectiva do designer, a fim de propor ao profissional referências de elementos para o desenvolvimento de produto. A partir desse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva estabelecida em três fases: (1) pesquisa bibliográfica, (2) levantamento de dados, por meio de entrevista semiestruturada, e (3) análise comparativa. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, sendo que, na etapa quantitativa foram realizadas as categorizações provenientes da aplicação do método de análise de conteúdo e de cálculo de coeficiente de correlação e, na etapa qualitativa, as análises das narrativas dos entrevistados. Com base nos dados, observa-se, entre os designers entrevistados, predominância do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, empreendedores individuais ou societários, que tem como motivação para a sustentabilidade questões de âmbito pessoal ou profissional. Percebe-se, também, que os designers compreendem a sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, sendo que alguns trazem ainda a dimensão cultural para sua definição. Quanto à aplicação dos conceitos de sustentabilidade, houve enfoque para o ciclo de vida do produto, além das dimensões ambiental e cultural. Já o princípio de maior destaque que norteia os designers no desenvolvimento do produto é o slow fashion. As cadeias de suprimentos seguem uma estrutura tradicional, com ajustes devido às restrições de matéria-prima, além de que a terceirização é uma realidade em algumas etapas de produção. O produto de vestuário de moda sustentável possui bom desempenho financeiro, boa aceitação do consumidor e os elementos de valor com maior aparição foram a eficiência, estima, ética, estética e espiritualidade. Entre os diferenciais do produto, a estética é a mais apontada. Ressalta-se ainda que a região pesquisada é favorável para a atuação de negócios sustentáveis devido ao estímulo da economia criativa e de movimentos sustentáveis na moda. Com isso, foi possível concluir que há engajamento no discurso dos designers, todavia, os desafios no setor da moda demandam mudanças efetivas orientadas ao comportamento de consumo para alcançar um desenvolvimento mais sustentável.
id UFSC-22_95825e1d7f406887de02d510e5749aef
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/4363
network_acronym_str UFSC-22
network_name_str Mix Sustentável (Online)
repository_id_str
spelling RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVELModaSustentabilidadeValor agregadoDesigner de modaResumo de dissertaçãoNa relação de atender os desejos do consumidor, obter sucesso do produto e alcançar a lucratividade, o designer ainda tem de adaptar-se às exigências de mercado para uma orientação sustentável. Assim, com esta pesquisa, objetiva-se identificar elementos que agregam valor ao produto de vestuário de moda sustentável, sob a perspectiva do designer, a fim de propor ao profissional referências de elementos para o desenvolvimento de produto. A partir desse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva estabelecida em três fases: (1) pesquisa bibliográfica, (2) levantamento de dados, por meio de entrevista semiestruturada, e (3) análise comparativa. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, sendo que, na etapa quantitativa foram realizadas as categorizações provenientes da aplicação do método de análise de conteúdo e de cálculo de coeficiente de correlação e, na etapa qualitativa, as análises das narrativas dos entrevistados. Com base nos dados, observa-se, entre os designers entrevistados, predominância do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, empreendedores individuais ou societários, que tem como motivação para a sustentabilidade questões de âmbito pessoal ou profissional. Percebe-se, também, que os designers compreendem a sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, sendo que alguns trazem ainda a dimensão cultural para sua definição. Quanto à aplicação dos conceitos de sustentabilidade, houve enfoque para o ciclo de vida do produto, além das dimensões ambiental e cultural. Já o princípio de maior destaque que norteia os designers no desenvolvimento do produto é o slow fashion. As cadeias de suprimentos seguem uma estrutura tradicional, com ajustes devido às restrições de matéria-prima, além de que a terceirização é uma realidade em algumas etapas de produção. O produto de vestuário de moda sustentável possui bom desempenho financeiro, boa aceitação do consumidor e os elementos de valor com maior aparição foram a eficiência, estima, ética, estética e espiritualidade. Entre os diferenciais do produto, a estética é a mais apontada. Ressalta-se ainda que a região pesquisada é favorável para a atuação de negócios sustentáveis devido ao estímulo da economia criativa e de movimentos sustentáveis na moda. Com isso, foi possível concluir que há engajamento no discurso dos designers, todavia, os desafios no setor da moda demandam mudanças efetivas orientadas ao comportamento de consumo para alcançar um desenvolvimento mais sustentável.UFSC - Federal University of Santa Catarina2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/436310.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.177-178Mix Sustentável; Vol. 7 No. 1 (2020): Mix Sustentável (edição regular); 177-178MIX Sustentável; v. 7 n. 1 (2020): Mix Sustentável (edição regular); 177-1782447-30732447-0899reponame:Mix Sustentável (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4363/3495Copyright (c) 2020 Maicon Douglas Livramento Nishimura, Leila Amaral Gontijoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNishimura, Maicon Douglas LivramentoGontijo, Leila Amaral2021-01-12T16:26:42Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/4363Revistahttp://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/PUBhttp://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/oailisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com2447-30732447-0899opendoar:2021-01-12T16:26:42Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
title RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
spellingShingle RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Moda
Sustentabilidade
Valor agregado
Designer de moda
Resumo de dissertação
title_short RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
title_full RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
title_fullStr RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
title_sort RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
author Nishimura, Maicon Douglas Livramento
author_facet Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Gontijo, Leila Amaral
author_role author
author2 Gontijo, Leila Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Gontijo, Leila Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Sustentabilidade
Valor agregado
Designer de moda
Resumo de dissertação
topic Moda
Sustentabilidade
Valor agregado
Designer de moda
Resumo de dissertação
description Na relação de atender os desejos do consumidor, obter sucesso do produto e alcançar a lucratividade, o designer ainda tem de adaptar-se às exigências de mercado para uma orientação sustentável. Assim, com esta pesquisa, objetiva-se identificar elementos que agregam valor ao produto de vestuário de moda sustentável, sob a perspectiva do designer, a fim de propor ao profissional referências de elementos para o desenvolvimento de produto. A partir desse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva estabelecida em três fases: (1) pesquisa bibliográfica, (2) levantamento de dados, por meio de entrevista semiestruturada, e (3) análise comparativa. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, sendo que, na etapa quantitativa foram realizadas as categorizações provenientes da aplicação do método de análise de conteúdo e de cálculo de coeficiente de correlação e, na etapa qualitativa, as análises das narrativas dos entrevistados. Com base nos dados, observa-se, entre os designers entrevistados, predominância do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, empreendedores individuais ou societários, que tem como motivação para a sustentabilidade questões de âmbito pessoal ou profissional. Percebe-se, também, que os designers compreendem a sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, sendo que alguns trazem ainda a dimensão cultural para sua definição. Quanto à aplicação dos conceitos de sustentabilidade, houve enfoque para o ciclo de vida do produto, além das dimensões ambiental e cultural. Já o princípio de maior destaque que norteia os designers no desenvolvimento do produto é o slow fashion. As cadeias de suprimentos seguem uma estrutura tradicional, com ajustes devido às restrições de matéria-prima, além de que a terceirização é uma realidade em algumas etapas de produção. O produto de vestuário de moda sustentável possui bom desempenho financeiro, boa aceitação do consumidor e os elementos de valor com maior aparição foram a eficiência, estima, ética, estética e espiritualidade. Entre os diferenciais do produto, a estética é a mais apontada. Ressalta-se ainda que a região pesquisada é favorável para a atuação de negócios sustentáveis devido ao estímulo da economia criativa e de movimentos sustentáveis na moda. Com isso, foi possível concluir que há engajamento no discurso dos designers, todavia, os desafios no setor da moda demandam mudanças efetivas orientadas ao comportamento de consumo para alcançar um desenvolvimento mais sustentável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4363
10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.177-178
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4363
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.177-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/4363/3495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maicon Douglas Livramento Nishimura, Leila Amaral Gontijo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maicon Douglas Livramento Nishimura, Leila Amaral Gontijo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 7 No. 1 (2020): Mix Sustentável (edição regular); 177-178
MIX Sustentável; v. 7 n. 1 (2020): Mix Sustentável (edição regular); 177-178
2447-3073
2447-0899
reponame:Mix Sustentável (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Mix Sustentável (Online)
collection Mix Sustentável (Online)
repository.name.fl_str_mv Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv lisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com
_version_ 1798325230621425664