Vestuário de moda sustentável: elementos que agregam valor ao produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimura, Maicon Douglas Livramento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190895
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis 2018.
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A análise quantitativa decorreu das categorizações provenientes da aplicação do método de análise de conteúdo e pelo cálculo do coeficiente de correlação de Spearman. E a análise qualitativa deu-se pela análise das narrativas dos entrevistados. Desse modo, observou-se entre os designers a predominância do sexo feminino, de 21 a 40 anos, empreendedores individuais ou societários, que tinham como motivação para a sustentabilidade questões de âmbito pessoal ou profissional. Os designers compreendem a sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, sendo que alguns trazem, ainda, a dimensão cultural para sua conceituação. Quanto à aplicação, houve enfoque para o ciclo de vida do produto, além das dimensões ambiental e cultural. Já o princípio de maior destaque, que norteia os designers no desenvolvimento do produto, é o slow fashion. As cadeias de suprimentos seguem uma estrutura tradicional, com ajustes devido às restrições de matéria-prima, e a terceirização é uma realidade em algumas etapas de produção. O produto de vestuário de moda sustentável possui bom desempenho financeiro, boa aceitação do consumidor e os elementos de valor com maior aparição foram a eficiência, estima, ética, estética e espiritualidade. Entre os diferenciais do produto, a estética é a mais apontada. Além disso, a região pesquisada apresentou-se favorável para a atuação de negócios sustentáveis devido ao estímulo da economia criativa e de movimentos sustentáveis na moda. O que permite concluir que há engajamento no discurso dos designers, todavia, os desafios no setor da moda demandam de mudanças efetivas orientadas ao comportamento de consumo para alcançar um desenvolvimento mais sustentável.Abstract : In order to attend the costumer wishes, achieve product success and gain profitability, the designer has yet to adapt to market requirements for sustainable guidance. Thus, with this study, the objective was to identify elements that add value to the product of sustainable fashion clothing from a designer's perspective, aiming to come up with references of elements for product development to the professional. Based on the objectives, this research was classified as exploratory-descriptive. In this regard, this study was developed in three stages: the bibliographic research, the data collection, through the semi-structured interview, and a comparative analysis. A quantitative analysis resulted from the categorizations from the application of the content analysis method and control of Spearman correlation coefficient. And a qualitative analysis was given by the analysis of the interviewees narratives. Therefore, among the designers was observed female predominance of 21 to 40 years, individual or corporate entrepreneurs, whose motivation for sustainability was personal or professional. The designers understand sustainability in the environmental, social and economic dimensions, and some also bring the cultural dimension to its conceptualization. As for the application, there was focus for the product life cycle, besides the environmental and cultural dimensions. The principle of greater prominence, that guides the designers in the development of the product, is the slow fashion. Supply chains follow a traditional structure, with adjustments due to raw material restrictions, and outsourcing is a reality in some stages of production. The product of sustainable fashion clothing has good financial performance, good consumer acceptance and the most valued elements of value were efficiency, esteem, ethics, aesthetics and spirituality. Among the differentials of the product, aesthetics is the most pointed. In addition, the region researched was favorable for the performance of sustainable businesses due the creative economy stimulus and sustainable movements in fashion. This allows us to conclude that there is engagement in the designers' discourse, however, the challenges in the fashion industry demand effective changes oriented towards consumer behavior to achieve a more sustainable development.Gontijo, Leila AmaralUniversidade Federal de Santa CatarinaNishimura, Maicon Douglas Livramento2018-10-30T04:04:47Z2018-10-30T04:04:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf354165https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190895porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T04:04:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T04:04:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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