DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mix Sustentável (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670 |
Resumo: | O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade |
id |
UFSC-22_d29fdf1c1a322cfab98869b673c549d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1670 |
network_acronym_str |
UFSC-22 |
network_name_str |
Mix Sustentável (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINOO artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividadeUFSC - Federal University of Santa Catarina2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/167010.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-162447-30732447-0899reponame:Mix Sustentável (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670/1051Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessPazmino, Ana VeronicaSantos, Adriane Shibata dos2022-12-07T13:51:33Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1670Revistahttp://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/PUBhttp://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/oailisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com2447-30732447-0899opendoar:2022-12-07T13:51:33Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
title |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
spellingShingle |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO Pazmino, Ana Veronica |
title_short |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
title_full |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
title_fullStr |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
title_sort |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO |
author |
Pazmino, Ana Veronica |
author_facet |
Pazmino, Ana Veronica Santos, Adriane Shibata dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Adriane Shibata dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pazmino, Ana Veronica Santos, Adriane Shibata dos |
description |
O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16 |
url |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670 |
identifier_str_mv |
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670/1051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16 MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16 2447-3073 2447-0899 reponame:Mix Sustentável (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Mix Sustentável (Online) |
collection |
Mix Sustentável (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
lisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com |
_version_ |
1798325229218430976 |