DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazmino, Ana Veronica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Adriane Shibata dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240122
Resumo: O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade
id UFSC_5b103c43ce5a304d317c4483d8ccf6b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINOO artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividadeUFSC - Federal University of Santa Catarina2017-03-122022-09-23T12:41:40Z2022-09-23T12:41:40Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/167010.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240122Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-162447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670/1051Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessPazmino, Ana VeronicaSantos, Adriane Shibata dos2022-09-23T12:41:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-23T12:41:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
title DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
spellingShingle DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
Pazmino, Ana Veronica
title_short DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
title_full DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
title_fullStr DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
title_full_unstemmed DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
title_sort DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO
author Pazmino, Ana Veronica
author_facet Pazmino, Ana Veronica
Santos, Adriane Shibata dos
author_role author
author2 Santos, Adriane Shibata dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pazmino, Ana Veronica
Santos, Adriane Shibata dos
description O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-12
2022-09-23T12:41:40Z
2022-09-23T12:41:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240122
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240122
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1670/1051
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16
MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 10-16
2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652306531483648