Laicidade e ensino de ciências: a necessária reflexão na escola privada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37736 |
Resumo: | A pesquisa analisou de forma comparativa as representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola evangélica sobre o tema evolução biológica. Utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo. Quatro discursos caracterizaram as representações: criacionista, de maior adesão nas três séries; compatibilidade, que mostrou tendência de crescimento na segunda série; dúvida, expresso somente na primeira série e evolucionista, que foi expresso somente na terceira série. Foi possível associar a ampla adesão dos estudantes ao discurso criacionista ao projeto pedagógico do colégio que assume princípios bíblicos como norteadores da educação. Conclui-se que, entre os estudantes, os limites de compreensão da teoria da evolução devem-se especialmente à opção da escola investigada pelo criacionismo e não às falhas didáticas. Nesse sentido, propõe-se ampliar as discussões sobre a laicidade no âmbito do ensino básico na rede publica e privada |
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Laicidade e ensino de ciências: a necessária reflexão na escola privadaA pesquisa analisou de forma comparativa as representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola evangélica sobre o tema evolução biológica. Utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo. Quatro discursos caracterizaram as representações: criacionista, de maior adesão nas três séries; compatibilidade, que mostrou tendência de crescimento na segunda série; dúvida, expresso somente na primeira série e evolucionista, que foi expresso somente na terceira série. Foi possível associar a ampla adesão dos estudantes ao discurso criacionista ao projeto pedagógico do colégio que assume princípios bíblicos como norteadores da educação. Conclui-se que, entre os estudantes, os limites de compreensão da teoria da evolução devem-se especialmente à opção da escola investigada pelo criacionismo e não às falhas didáticas. Nesse sentido, propõe-se ampliar as discussões sobre a laicidade no âmbito do ensino básico na rede publica e privadaUniversidade Federal de Santa Catarina2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37736Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 83-1001982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37736/29160Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, VivianeFalcão, Eliane Brígida Morais2019-04-11T14:41:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37736Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:41:59Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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