Laicidade e ensino de ciências: a necessária reflexão na escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Viviane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Falcão, Eliane Brígida Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37736
Resumo: A pesquisa analisou de forma comparativa as representações sociais de estudantes do ensino médio de uma escola evangélica sobre o tema evolução biológica. Utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo. Quatro discursos caracterizaram as representações: criacionista, de maior adesão nas três séries; compatibilidade, que mostrou tendência de crescimento na segunda série; dúvida, expresso somente na primeira série e evolucionista, que foi expresso somente na terceira série. Foi possível associar a ampla adesão dos estudantes ao discurso criacionista ao projeto pedagógico do colégio que assume princípios bíblicos como norteadores da educação. Conclui-se que, entre os estudantes, os limites de compreensão da teoria da evolução devem-se especialmente à opção da escola investigada pelo criacionismo e não às falhas didáticas. Nesse sentido, propõe-se ampliar as discussões sobre a laicidade no âmbito do ensino básico na rede publica e privada
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