Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Tréz, Thales De A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Rosa, Vivian Leyser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008
Resumo: A experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas. 
id UFSC-23_0201bf73417663c8886c84a751a56abe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38008
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica SuperiorA experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas. Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 27-601982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008/29008Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccesse Tréz, Thales De A.da Rosa, Vivian Leyser2019-04-11T15:12:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38008Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:12:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
title Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
spellingShingle Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
e Tréz, Thales De A.
title_short Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
title_full Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
title_fullStr Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
title_full_unstemmed Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
title_sort Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
author e Tréz, Thales De A.
author_facet e Tréz, Thales De A.
da Rosa, Vivian Leyser
author_role author
author2 da Rosa, Vivian Leyser
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Tréz, Thales De A.
da Rosa, Vivian Leyser
description A experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38008/29008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 27-60
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452603703296