Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halmenschlager, Karine Raquiel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Stuani, Geovana Mulinari, Souza, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.
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