Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. |
id |
UFSC-23_0c1c97a02b92b69e9dcf161193aea686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37561 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temáticaO presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 83-1071982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561/28854Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHalmenschlager, Karine RaquielStuani, Geovana MulinariSouza, Carlos Alberto2019-04-09T17:18:24Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37561Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:18:24Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
title |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
spellingShingle |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática Halmenschlager, Karine Raquiel |
title_short |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
title_full |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
title_fullStr |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
title_full_unstemmed |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
title_sort |
Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via abordagem temática |
author |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
author_facet |
Halmenschlager, Karine Raquiel Stuani, Geovana Mulinari Souza, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Stuani, Geovana Mulinari Souza, Carlos Alberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halmenschlager, Karine Raquiel Stuani, Geovana Mulinari Souza, Carlos Alberto |
description |
O presente trabalho teve por objetivo identificar as compreensões que professores, participantes da reconstrução do currículo por meio da Situação de Estudo e da Abordagem Temática na perspectiva freiriana, possuem sobre as contribuições deste processo para a sua formação. Os procedimentos metodológicos abrangem a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas foi orientada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, o que possibilitou a construção de três categorias analíticas: superação da prática educativa, busca pelo saber mais e repensar da prática educativa. Utilizaram-se, como aporte teórico para a análise, estudos que discutem e defendem a formação docente a partir da prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Sinaliza-se que a participação dos professores no processo de reconstrução do currículo favoreceu a superação das práticas de ensino ditas tradicionais, trouxe a necessidade constante de buscar novos conhecimentos e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37561/28854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 83-107 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261111959552 |