A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990. |
id |
UFSC-23_0d9896c45f5e80779fa006100c6100f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38138 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em CiênciasEste trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990.Universidade Federal de Santa Catarina2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 97-1211982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138/29093Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSlongo, Iône Inês PinssonDelizoicov, Nadir CastilhoRosset, Jéssica Menezes2019-04-09T17:11:03Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38138Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:11:03Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
title |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
spellingShingle |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências Slongo, Iône Inês Pinsson |
title_short |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
title_full |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
title_fullStr |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
title_sort |
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências |
author |
Slongo, Iône Inês Pinsson |
author_facet |
Slongo, Iône Inês Pinsson Delizoicov, Nadir Castilho Rosset, Jéssica Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Delizoicov, Nadir Castilho Rosset, Jéssica Menezes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slongo, Iône Inês Pinsson Delizoicov, Nadir Castilho Rosset, Jéssica Menezes |
description |
Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38138/29093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 97-121 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263423021056 |