Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, João Cardoso de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Struchiner, Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990
Resumo: O presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado.
id UFSC-23_380f2f4233a7594d2affac64f55a9013
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37990
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividadeO presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado.Universidade Federal de Santa Catarina2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 03-331982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990/28993Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, João Cardoso deStruchiner, Miriam2019-04-09T14:08:15Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37990Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:08:15Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
title Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
spellingShingle Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
Castro, João Cardoso de
title_short Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
title_full Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
title_fullStr Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
title_full_unstemmed Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
title_sort Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
author Castro, João Cardoso de
author_facet Castro, João Cardoso de
Struchiner, Miriam
author_role author
author2 Struchiner, Miriam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, João Cardoso de
Struchiner, Miriam
description O presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990/28993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 03-33
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262238130177