Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990 |
Resumo: | O presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado. |
id |
UFSC-23_380f2f4233a7594d2affac64f55a9013 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37990 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividadeO presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado.Universidade Federal de Santa Catarina2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 03-331982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990/28993Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, João Cardoso deStruchiner, Miriam2019-04-09T14:08:15Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37990Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:08:15Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
title |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
spellingShingle |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade Castro, João Cardoso de |
title_short |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
title_full |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
title_fullStr |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
title_sort |
Análise do processo de desenvolvimento de um sistema hipermídia para ensino de neurociência com base na teoria da atividade |
author |
Castro, João Cardoso de |
author_facet |
Castro, João Cardoso de Struchiner, Miriam |
author_role |
author |
author2 |
Struchiner, Miriam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, João Cardoso de Struchiner, Miriam |
description |
O presente estudo analisou o processo de desenvolvimento do hipermídia CEMBI para o ensinode Neurociência, tendo a Teoria da Atividade de Engeström (1987) como abordagem e o trabalho de Mwanza (2001) como roteiro orientador. Com base em análise da documentação gerada neste processo de trabalho, foi possível traçar o percurso seguido pelo projeto, revelando e discutindo como as concepções teórico-conceituais influenciaram o design do hipermídia, as regras, a dinâmica e os diferentes papéis desempenhados pelos sujeitos de uma equipe multidisciplinar, a partir de uma proposta de reformulação de materiais educativos para o ensino de Neurociência. A Teoria da Atividade se mostrou uma abordagem teórica adequada a esta proposta, visto que pôde oferecer um conjunto de princípios básicos que permitiuum enquadramento conceitual amplo através do qual foi possível revisitar criticamente o projeto supracitado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37990/28993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 03-33 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262238130177 |