A matematização em atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Lourdes Maria Werle
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Heloísa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p207
Resumo: A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.
id UFSC-23_559ab64603924fa90bf6e0760740e192
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/41986
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A matematização em atividades de modelagem matemáticaA matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.Universidade Federal de Santa Catarina2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p20710.5007/1982-5153.2015v8n3p207Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 207-2271982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p207/30544Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Lourdes Maria Werleda Silva, Heloísa Cristina2017-08-24T17:55:09Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41986Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:55:09Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matematização em atividades de modelagem matemática
title A matematização em atividades de modelagem matemática
spellingShingle A matematização em atividades de modelagem matemática
de Almeida, Lourdes Maria Werle
title_short A matematização em atividades de modelagem matemática
title_full A matematização em atividades de modelagem matemática
title_fullStr A matematização em atividades de modelagem matemática
title_full_unstemmed A matematização em atividades de modelagem matemática
title_sort A matematização em atividades de modelagem matemática
author de Almeida, Lourdes Maria Werle
author_facet de Almeida, Lourdes Maria Werle
da Silva, Heloísa Cristina
author_role author
author2 da Silva, Heloísa Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Lourdes Maria Werle
da Silva, Heloísa Cristina
description A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p207
10.5007/1982-5153.2015v8n3p207
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p207
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n3p207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p207/30544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 207-227
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263522635776