Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Heloísa Cristina da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241
Resumo: Resumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e síntese
id UEL_ffca5999de807a5260e9d45d1e23129b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11241
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximaçõesMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaTransferência de aprendizagemModelos matemáticosStudy and teachingTransfer of learningMathematical modelsMathematics educationMathematicsResumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e sínteseDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research looks for similarities between mathematization as it is characterized in schemes of mathematical modeling and mathematization as it is recognized by Realistic Mathematics Education Within the mathematical modeling, mathematization concerns a transition or a cognitive action made in different stages, which is pointed out by literature as an outline or a modeling cycle In the Realistic Mathematics Education, the mathematization is a process and it is presented usually as a classification that associates a horizontal mathematization and a vertical one Aiming to identify and characterize elements of mathematization, performed by the students during the development of mathematical modeling activities, it is developed a modeling course with students from a public university The collected data which were obtained through interviews, questionnaires, students' written, audio and video records of development of modeling activities are analyzed based on the theoretical framework The analyses, considering the characterizations presented in the literature, show similarities between mathematization in these two sub-areas of Mathematics Education The analysis of the collected data with the modeling activities developed by students shows that they performed horizontal mathematization and vertical mathematization, especially in the actions of understanding of the situation, structuring of the situation, mathematization and synthesisAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Bisognin, VanildeBarbosa, Sandra MaltaSilva, Heloísa Cristina da2024-05-01T13:11:39Z2024-05-01T13:11:39Z2013.0012.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
title Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
spellingShingle Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
Silva, Heloísa Cristina da
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Transferência de aprendizagem
Modelos matemáticos
Study and teaching
Transfer of learning
Mathematical models
Mathematics education
Mathematics
title_short Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
title_full Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
title_fullStr Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
title_full_unstemmed Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
title_sort Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
author Silva, Heloísa Cristina da
author_facet Silva, Heloísa Cristina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Bisognin, Vanilde
Barbosa, Sandra Malta
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Heloísa Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Transferência de aprendizagem
Modelos matemáticos
Study and teaching
Transfer of learning
Mathematical models
Mathematics education
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Transferência de aprendizagem
Modelos matemáticos
Study and teaching
Transfer of learning
Mathematical models
Mathematics education
Mathematics
description Resumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e síntese
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.03.2013
2013.00
2024-05-01T13:11:39Z
2024-05-01T13:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823292471640064