Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e síntese |
id |
UEL_ffca5999de807a5260e9d45d1e23129b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11241 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximaçõesMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaTransferência de aprendizagemModelos matemáticosStudy and teachingTransfer of learningMathematical modelsMathematics educationMathematicsResumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e sínteseDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research looks for similarities between mathematization as it is characterized in schemes of mathematical modeling and mathematization as it is recognized by Realistic Mathematics Education Within the mathematical modeling, mathematization concerns a transition or a cognitive action made in different stages, which is pointed out by literature as an outline or a modeling cycle In the Realistic Mathematics Education, the mathematization is a process and it is presented usually as a classification that associates a horizontal mathematization and a vertical one Aiming to identify and characterize elements of mathematization, performed by the students during the development of mathematical modeling activities, it is developed a modeling course with students from a public university The collected data which were obtained through interviews, questionnaires, students' written, audio and video records of development of modeling activities are analyzed based on the theoretical framework The analyses, considering the characterizations presented in the literature, show similarities between mathematization in these two sub-areas of Mathematics Education The analysis of the collected data with the modeling activities developed by students shows that they performed horizontal mathematization and vertical mathematization, especially in the actions of understanding of the situation, structuring of the situation, mathematization and synthesisAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Bisognin, VanildeBarbosa, Sandra MaltaSilva, Heloísa Cristina da2024-05-01T13:11:39Z2024-05-01T13:11:39Z2013.0012.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
title |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
spellingShingle |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações Silva, Heloísa Cristina da Matemática Estudo e ensino Matemática Transferência de aprendizagem Modelos matemáticos Study and teaching Transfer of learning Mathematical models Mathematics education Mathematics |
title_short |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
title_full |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
title_fullStr |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
title_full_unstemmed |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
title_sort |
Matematização e modelagem matemática : possíveis aproximações |
author |
Silva, Heloísa Cristina da |
author_facet |
Silva, Heloísa Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Bisognin, Vanilde Barbosa, Sandra Malta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Heloísa Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Matemática Transferência de aprendizagem Modelos matemáticos Study and teaching Transfer of learning Mathematical models Mathematics education Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Matemática Transferência de aprendizagem Modelos matemáticos Study and teaching Transfer of learning Mathematical models Mathematics education Mathematics |
description |
Resumo: A pesquisa busca aproximações entre a matematização como caracterizada nos esquemas de modelagem matemática e a matematização como reconhecida na Educação Matemática Realística No âmbito da modelagem matemática, matematização diz respeito a uma transição ou a uma ação cognitiva que se faz entre diferentes etapas do que se reconhece na literatura como um esquema ou um ciclo de modelagem Já na Educação Matemática Realística, a matematização é um processo e apresenta-se, em geral, uma classificação que a associa uma matematização horizontal e uma matematização vertical Com o objetivo de identificar e caracterizar elementos da matematização, realizada pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, é desenvolvido um curso de modelagem com alunos de uma universidade pública Os dados coletados, obtidos por entrevista, questionários, registros escritos dos alunos, gravações em áudio e em vídeo, do desenvolvimento das atividades de modelagem são analisados com base no referencial teórico Realiza-se análises que, considerando as caracterizações apresentadas na literatura, evidenciam aproximações entre a matematização nessas duas sub-áreas da Educação Matemática Já a análise dos dados coletados com as atividades de modelagem desenvolvidas pelos alunos evidencia que os mesmos realizaram matematização horizontal e matematização vertical, especialmente nas ações de compreensão da situação, estruturação da situação, matematização e síntese |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.03.2013 2013.00 2024-05-01T13:11:39Z 2024-05-01T13:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823292471640064 |