Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozelli, Fernanda Cátia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717
Resumo: Esta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno
id UFSC-23_6403335e4c54f0c5ccc1292972506843
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37717
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivosEsta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-alunoUniversidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 125-1501982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717/28891Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBozelli, Fernanda CátiaNardi, Roberto2019-04-11T14:29:36Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37717Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:29:36Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
spellingShingle Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
Bozelli, Fernanda Cátia
title_short Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_full Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_fullStr Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_full_unstemmed Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_sort Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
author Bozelli, Fernanda Cátia
author_facet Bozelli, Fernanda Cátia
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia
Nardi, Roberto
description Esta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717/28891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 125-150
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452506185728