Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102034 |
Resumo: | Compreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didático |
id |
UNSP_54ba73ad3a3bb2b38321ffa990100593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102034 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogiasProfessores de físicaFormação de professoresInteração discursiva - AnalogiasTeacher's initial training of PhysicsTeacher KnowledgeDiscursive interactionsAnalogiesCompreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didáticoUnderstanding the role of language in Science teaching has been the object of research studies for many researchers in recent times. Moreover, there is also a change in the way of understanding the role of language in science education. In other words, there has been a growing interest in the nature of interactions between teachers and pupils to the construction of scientifc knowledge and the role of different languages and discourses that circulate in the discursive context of the interactive classroom. Given this, we focus in this study to investigate the mobilization of teachers knowledge in interactive contexts discursive teaching physics involving analogies. On addition, by being inserted in the area of teacher training, this study also aims to generate ideas about the potential of analogies as a teaching tool possible to subsidize the development of actions in the field of initial teacher training, research skills that future teachers have (or should have) aiming at the production and development of educational activities involving the analogy as a teaching resourceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2010-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis258 f. : il., tabs.application/pdfBOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102034000631786bozelli_fc_dr_bauru.pdf33004056079P0444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:08:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:58.568950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
title |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
spellingShingle |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Professores de física Formação de professores Interação discursiva - Analogias Teacher's initial training of Physics Teacher Knowledge Discursive interactions Analogies |
title_short |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
title_full |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
title_fullStr |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
title_sort |
Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias |
author |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
author_facet |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nardi, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de física Formação de professores Interação discursiva - Analogias Teacher's initial training of Physics Teacher Knowledge Discursive interactions Analogies |
topic |
Professores de física Formação de professores Interação discursiva - Analogias Teacher's initial training of Physics Teacher Knowledge Discursive interactions Analogies |
description |
Compreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didático |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-16 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/102034 000631786 bozelli_fc_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
identifier_str_mv |
BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. 000631786 bozelli_fc_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
258 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128226460958720 |