Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102034
Resumo: Compreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didático
id UNSP_54ba73ad3a3bb2b38321ffa990100593
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102034
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogiasProfessores de físicaFormação de professoresInteração discursiva - AnalogiasTeacher's initial training of PhysicsTeacher KnowledgeDiscursive interactionsAnalogiesCompreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didáticoUnderstanding the role of language in Science teaching has been the object of research studies for many researchers in recent times. Moreover, there is also a change in the way of understanding the role of language in science education. In other words, there has been a growing interest in the nature of interactions between teachers and pupils to the construction of scientifc knowledge and the role of different languages and discourses that circulate in the discursive context of the interactive classroom. Given this, we focus in this study to investigate the mobilization of teachers knowledge in interactive contexts discursive teaching physics involving analogies. On addition, by being inserted in the area of teacher training, this study also aims to generate ideas about the potential of analogies as a teaching tool possible to subsidize the development of actions in the field of initial teacher training, research skills that future teachers have (or should have) aiming at the production and development of educational activities involving the analogy as a teaching resourceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2010-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis258 f. : il., tabs.application/pdfBOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102034000631786bozelli_fc_dr_bauru.pdf33004056079P0444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:08:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-17T06:08:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
title Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
spellingShingle Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Professores de física
Formação de professores
Interação discursiva - Analogias
Teacher's initial training of Physics
Teacher Knowledge
Discursive interactions
Analogies
title_short Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
title_full Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
title_fullStr Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
title_full_unstemmed Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
title_sort Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias
author Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_facet Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de física
Formação de professores
Interação discursiva - Analogias
Teacher's initial training of Physics
Teacher Knowledge
Discursive interactions
Analogies
topic Professores de física
Formação de professores
Interação discursiva - Analogias
Teacher's initial training of Physics
Teacher Knowledge
Discursive interactions
Analogies
description Compreender o papel da linguagem na Educação em Ciências tem sido o objeto de investigação de estudos para diversos pesquisadores nos últimos tempos. Além disso, verifica-se, também uma mudança na maneira de compreender o papel da linguagem na educação científica. Ou seja, tem havido um crescente interesse sobre a natureza das interações entre professores e alunos visando à construção de conhecimentos científicos, e sobre o papel das diferentes linguagens e discursos que circulam no contexto interativo discursivo da sala de aula. Diante disso, nos concentramos neste estudo a investigar o processo de mobilização de saberes docentes em cotextos interativos discursivos de ensino de Física envolvendo analogias e seu potencial como recurso didático. Além disso, por estar inserido na área de formação de professores, este estudo também tem por objetivo gerar reflexões acerca do potencial das analogias como recurso didático, possível de subsidiar o desenvolvimento de ações no campo da formação inicial de professores, investigar habilidades que os futuros professores possuem (ou deveriam possuir) visando a produção e o desenvolvimento de atividades de ensino que comportem a analogia como um recurso didático
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-16
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102034
000631786
bozelli_fc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
identifier_str_mv BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000631786
bozelli_fc_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
url http://hdl.handle.net/11449/102034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 258 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046520825577472