Uma Proposta de Estratégia Pedagógica Para Iniciação aos Conceitos de Medição por Avaliação de Dois Métodos Alternativos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38011 |
Resumo: | Pesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, sejam do ensino médio sejam do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas condizentes com o paradigma Pontual que podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. Investiga-se uma estratégia pedagógica inspirada na proposta sugerida por Millar em 1987 e que é aplicada à questão da medição. A estratégia partiu da hipótese de que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada em um experimento demonstram comportamentos mais condizentes com os do paradigma de Conjunto. Para testar essa hipótese, submeteram-se, alunos do primeiro ano do ensino médio a experimentos em que eles conheciam e não conheciam o resultado a ser encontrado. Constatou-se que alunos submetidos à estratégia investigada, em comparação com os que não se submeteram a ela, apresentaram comportamentos que confirmam a hipótese, propiciando discussão de noções mais adequadas ao paradigma de Conjunto como de flutuações e incertezas. |
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Uma Proposta de Estratégia Pedagógica Para Iniciação aos Conceitos de Medição por Avaliação de Dois Métodos AlternativosPesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, sejam do ensino médio sejam do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas condizentes com o paradigma Pontual que podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. Investiga-se uma estratégia pedagógica inspirada na proposta sugerida por Millar em 1987 e que é aplicada à questão da medição. A estratégia partiu da hipótese de que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada em um experimento demonstram comportamentos mais condizentes com os do paradigma de Conjunto. Para testar essa hipótese, submeteram-se, alunos do primeiro ano do ensino médio a experimentos em que eles conheciam e não conheciam o resultado a ser encontrado. Constatou-se que alunos submetidos à estratégia investigada, em comparação com os que não se submeteram a ela, apresentaram comportamentos que confirmam a hipótese, propiciando discussão de noções mais adequadas ao paradigma de Conjunto como de flutuações e incertezas. Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38011Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 87-1051982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38011/29011Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessForça, Ana ClaudiaLaburú, Carlos Eduardoda Silva, Osmar Henrique Moura2019-04-11T15:13:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38011Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:13:55Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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