Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495
Resumo: A teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais.
id UFSC-23_74ea61c45214113a614412ff21579299
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37495
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de CiênciasA teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais.Universidade Federal de Santa Catarina2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 107-1201982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495/28792Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMilazzo, Alexandre Dacorso DaltroFreire de Carvalho, Anderson Abbehusen2019-04-12T15:27:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37495Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T15:27:32Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
title Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
spellingShingle Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro
title_short Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
title_full Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
title_fullStr Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
title_sort Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
author Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro
author_facet Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro
Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen
author_role author
author2 Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro
Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen
description A teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495/28792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 107-120
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261088890880