Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495 |
Resumo: | A teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais. |
id |
UFSC-23_74ea61c45214113a614412ff21579299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37495 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de CiênciasA teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais.Universidade Federal de Santa Catarina2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 107-1201982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495/28792Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMilazzo, Alexandre Dacorso DaltroFreire de Carvalho, Anderson Abbehusen2019-04-12T15:27:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37495Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T15:27:32Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
title |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro |
title_short |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
title_full |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
title_fullStr |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
title_sort |
Uma relação Entre a Teoria Gaia, o Aquecimento Global e o Ensino de Ciências |
author |
Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro |
author_facet |
Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen |
author_role |
author |
author2 |
Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milazzo, Alexandre Dacorso Daltro Freire de Carvalho, Anderson Abbehusen |
description |
A teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como conseqüências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar aentender os problemas ambientais atuais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37495/28792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 107-120 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261088890880 |