Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 |
Resumo: | Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa. |
id |
UFSC-23_7ef7eba62bcd9a066e4df05d0bab785c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37710 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professoresEste artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa.Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 7-281982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710/28885Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLanghi, RodolfoNardi, Roberto2019-04-11T14:26:14Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37710Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:26:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
spellingShingle |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores Langhi, Rodolfo |
title_short |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_full |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_fullStr |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_full_unstemmed |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_sort |
Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
author |
Langhi, Rodolfo |
author_facet |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto |
description |
Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710/28885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 7-28 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261143416832 |