Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 http://hdl.handle.net/11449/134913 |
Resumo: | This paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line. |
id |
UNSP_305a5508766d84b914aaab0004be2427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134913 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professoresTeachers’ initial educationTeachers’ continuous educationTeachers’ educational trajectoriesScience educationFormação inicial de professoresFormação continuada de professoresTrajetórias formativas docentesEnsino de ciênciasThis paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line.Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Nardi, Roberto2016-03-02T12:58:57Z2016-03-02T12:58:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-28application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012.1982-5153http://hdl.handle.net/11449/134913ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlexandriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-25T17:40:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
spellingShingle |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores Langhi, Rodolfo [UNESP] Teachers’ initial education Teachers’ continuous education Teachers’ educational trajectories Science education Formação inicial de professores Formação continuada de professores Trajetórias formativas docentes Ensino de ciências |
title_short |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_full |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_fullStr |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_full_unstemmed |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
title_sort |
Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores |
author |
Langhi, Rodolfo [UNESP] |
author_facet |
Langhi, Rodolfo [UNESP] Nardi, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo [UNESP] Nardi, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers’ initial education Teachers’ continuous education Teachers’ educational trajectories Science education Formação inicial de professores Formação continuada de professores Trajetórias formativas docentes Ensino de ciências |
topic |
Teachers’ initial education Teachers’ continuous education Teachers’ educational trajectories Science education Formação inicial de professores Formação continuada de professores Trajetórias formativas docentes Ensino de ciências |
description |
This paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:58:57Z 2016-03-02T12:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012. 1982-5153 http://hdl.handle.net/11449/134913 ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710 http://hdl.handle.net/11449/134913 |
identifier_str_mv |
Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012. 1982-5153 ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alexandria |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7-28 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650120018821120 |