Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710
http://hdl.handle.net/11449/134913
Resumo: This paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line.
id UNSP_305a5508766d84b914aaab0004be2427
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134913
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professoresTeachers’ initial educationTeachers’ continuous educationTeachers’ educational trajectoriesScience educationFormação inicial de professoresFormação continuada de professoresTrajetórias formativas docentesEnsino de ciênciasThis paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line.Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Nardi, Roberto2016-03-02T12:58:57Z2016-03-02T12:58:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7-28application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012.1982-5153http://hdl.handle.net/11449/134913ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlexandriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-25T17:40:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
title Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
spellingShingle Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Teachers’ initial education
Teachers’ continuous education
Teachers’ educational trajectories
Science education
Formação inicial de professores
Formação continuada de professores
Trajetórias formativas docentes
Ensino de ciências
title_short Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
title_full Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
title_fullStr Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
title_full_unstemmed Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
title_sort Trajetórias Formativas Docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores
author Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_facet Langhi, Rodolfo [UNESP]
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Nardi, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers’ initial education
Teachers’ continuous education
Teachers’ educational trajectories
Science education
Formação inicial de professores
Formação continuada de professores
Trajetórias formativas docentes
Ensino de ciências
topic Teachers’ initial education
Teachers’ continuous education
Teachers’ educational trajectories
Science education
Formação inicial de professores
Formação continuada de professores
Trajetórias formativas docentes
Ensino de ciências
description This paper is a theoretical review where we present teachers’ formative trajectories, according to concepts and significations from teachers' education literature, bibliography references to the UNESP Science Education Research Group. We summarize, in an overview table, different typologies associated to teachers' formative and professional development, trying to establish relationships among them. This study is aimed at to rethink these trajectories, in order to provide subsidies for future investigation in this research line.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:58:57Z
2016-03-02T12:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710
Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012.
1982-5153
http://hdl.handle.net/11449/134913
ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710
http://hdl.handle.net/11449/134913
identifier_str_mv Alexandria, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2012.
1982-5153
ISSN1982-5153-2012-04-02-07-28.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alexandria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7-28
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650120018821120