Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735 |
Resumo: | No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. |
id |
UFSC-23_8f119eeea00bd485426f546109b2976b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37735 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciênciasNo presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.Universidade Federal de Santa Catarina2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 49-821982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735/29159Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLegey, Ana PaulaMól, Antônio Carlos de AbreuBarbosa, Júlio ViannaCoutinho, Cláudia Mara Lara Melo2019-04-11T14:41:20Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37735Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:41:20Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
title |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
spellingShingle |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências Legey, Ana Paula |
title_short |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
title_full |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
title_fullStr |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
title_sort |
Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências |
author |
Legey, Ana Paula |
author_facet |
Legey, Ana Paula Mól, Antônio Carlos de Abreu Barbosa, Júlio Vianna Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo |
author_role |
author |
author2 |
Mól, Antônio Carlos de Abreu Barbosa, Júlio Vianna Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Legey, Ana Paula Mól, Antônio Carlos de Abreu Barbosa, Júlio Vianna Coutinho, Cláudia Mara Lara Melo |
description |
No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37735/29159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 3 (2012); 49-82 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262167875584 |