Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436 |
Resumo: | Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos. |
id |
FCC-1_35c5266ba65d07ea95d2e6c3080722b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/436 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação socialFormação de ProfessoresPesquisa EducacionalMudança SocialPesquisa-AçãoEste artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.Fundação Carlos Chagas2005-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 125 (2005); 63-801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436/441Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZeichner, Kenneth M.Diniz-Pereira, Júlio Emílio2023-11-01T15:43:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/436Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T15:43:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
title |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
spellingShingle |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social Zeichner, Kenneth M. Formação de Professores Pesquisa Educacional Mudança Social Pesquisa-Ação |
title_short |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
title_full |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
title_fullStr |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
title_full_unstemmed |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
title_sort |
Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social |
author |
Zeichner, Kenneth M. |
author_facet |
Zeichner, Kenneth M. Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author_role |
author |
author2 |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeichner, Kenneth M. Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Pesquisa Educacional Mudança Social Pesquisa-Ação |
topic |
Formação de Professores Pesquisa Educacional Mudança Social Pesquisa-Ação |
description |
Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 125 (2005); 63-80 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80 Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 125 (2005); 63-80 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309283119104 |