Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeichner, Kenneth M.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436
Resumo: Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.
id FCC-1_35c5266ba65d07ea95d2e6c3080722b8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/436
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação socialFormação de ProfessoresPesquisa EducacionalMudança SocialPesquisa-AçãoEste artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.Fundação Carlos Chagas2005-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 125 (2005); 63-801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436/441Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZeichner, Kenneth M.Diniz-Pereira, Júlio Emílio2023-11-01T15:43:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/436Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T15:43:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
title Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
spellingShingle Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
Zeichner, Kenneth M.
Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Mudança Social
Pesquisa-Ação
title_short Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
title_full Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
title_fullStr Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
title_full_unstemmed Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
title_sort Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
author Zeichner, Kenneth M.
author_facet Zeichner, Kenneth M.
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_role author
author2 Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeichner, Kenneth M.
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Mudança Social
Pesquisa-Ação
topic Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Mudança Social
Pesquisa-Ação
description Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436/441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 125 (2005); 63-80
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 125 (2005); 63-80
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 125 (2005); 63-80
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309283119104