Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moryama, Nayara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem docente de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A questão principal da pesquisa é a seguinte: O que os acadêmicos estão aprendendo sobre a docência, participando deste programa? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas entrevistas com 19 bolsistas e seus depoimentos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem Docente (FAD), propostos por Arruda et al. (2012). Por meio desta investigação, pudemos constatar que os bolsistas do PIBID envolvidos na pesquisa demonstraram em suas falas: crescente interesse pela docência; evidências de que estão aprendendo sobre a mesma e que estão refletindo sobre as próprias ações em sala de aula e analisando-as; que estão mantendo diálogos com seus professores supervisores e outros bolsistas a fim de aprenderem mais a respeito da profissão docente; e, que a participação no PIBID tem contribuído para que eles pensem sobre si mesmos como futuros professores. 
id UFSC-23_98b08a6845b9a482a21ca43c590f0678
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38157
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Aprendizagem da Docência no PIBID-BiologiaNeste artigo apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem docente de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A questão principal da pesquisa é a seguinte: O que os acadêmicos estão aprendendo sobre a docência, participando deste programa? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas entrevistas com 19 bolsistas e seus depoimentos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem Docente (FAD), propostos por Arruda et al. (2012). Por meio desta investigação, pudemos constatar que os bolsistas do PIBID envolvidos na pesquisa demonstraram em suas falas: crescente interesse pela docência; evidências de que estão aprendendo sobre a mesma e que estão refletindo sobre as próprias ações em sala de aula e analisando-as; que estão mantendo diálogos com seus professores supervisores e outros bolsistas a fim de aprenderem mais a respeito da profissão docente; e, que a participação no PIBID tem contribuído para que eles pensem sobre si mesmos como futuros professores. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 191-2101982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157/29099Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoryama, NayaraPassos, Marinez MeneghelloArruda, Sergio de Mello2019-04-11T15:15:49Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38157Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:15:49Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
title Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
spellingShingle Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
Moryama, Nayara
title_short Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
title_full Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
title_fullStr Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
title_full_unstemmed Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
title_sort Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
author Moryama, Nayara
author_facet Moryama, Nayara
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author_role author
author2 Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moryama, Nayara
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
description Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem docente de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A questão principal da pesquisa é a seguinte: O que os acadêmicos estão aprendendo sobre a docência, participando deste programa? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas entrevistas com 19 bolsistas e seus depoimentos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem Docente (FAD), propostos por Arruda et al. (2012). Por meio desta investigação, pudemos constatar que os bolsistas do PIBID envolvidos na pesquisa demonstraram em suas falas: crescente interesse pela docência; evidências de que estão aprendendo sobre a mesma e que estão refletindo sobre as próprias ações em sala de aula e analisando-as; que estão mantendo diálogos com seus professores supervisores e outros bolsistas a fim de aprenderem mais a respeito da profissão docente; e, que a participação no PIBID tem contribuído para que eles pensem sobre si mesmos como futuros professores. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38157/29099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 191-210
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452942393344