Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Karla Roberta Dantas.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601
Resumo: Esta pesquisa intitulada Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia, tem como questão problematizadora: De que forma é possível que os alunos, bolsistas de Iniciação à Docência, iniciantes na profissão, aprendam a docência, a partir das experiências vivenciadas no PIBIB/Pedagogia, considerando as especificidades da escola pública? Para responder tivemos como objetivos: analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no PIBID; refletir a permanência do bolsista de ID nas escolas participantes do Programa, considerando a parceria com todos os envolvidos no processo educativo; repensar as ações planejadas que favorecem o processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos nos plantões pedagógicos e discutir os resultados no processo educativo a partir das atividades realizadas. No capítulo teórico discorremos acerca da contribuição significativa que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vem oportunizando a formação acadêmica, a partir da valorização do magistério, proporcionando aos graduandos a experiência prática no seu campo de trabalho já no início do curso, diante de observações realizadas e com a prática vivenciada na escola. Na metodologia a pesquisa se insere na perspectiva qualitativa e foi realizada a partir de um questionário feito a três ex-bolsistas do PIBID que atuavam em escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB. Os dados foram analisados a partir da análise temática e obtivemos os seguintes resultados: pensar o PIBID enquanto propulsor de aprendizagem da docência e a Escola enquanto parceira da Universidade levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de crianças em diferentes faixas etárias. Por fim, o PIBID é considerado um meio a mais que propicia melhoria na educação pública, bem como na vida acadêmica de estudantes do Curso de Pedagogia.
id UFCG_a9e1dc1a73f6e543eaaf1e53f0d02afb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4601
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.Teaching learning through PIBID/Pedagogy.Aprendizagem da docênciaFormação de professoresPIBIDTeaching apprenticeshipTeacher trainingEducação.Esta pesquisa intitulada Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia, tem como questão problematizadora: De que forma é possível que os alunos, bolsistas de Iniciação à Docência, iniciantes na profissão, aprendam a docência, a partir das experiências vivenciadas no PIBIB/Pedagogia, considerando as especificidades da escola pública? Para responder tivemos como objetivos: analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no PIBID; refletir a permanência do bolsista de ID nas escolas participantes do Programa, considerando a parceria com todos os envolvidos no processo educativo; repensar as ações planejadas que favorecem o processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos nos plantões pedagógicos e discutir os resultados no processo educativo a partir das atividades realizadas. No capítulo teórico discorremos acerca da contribuição significativa que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vem oportunizando a formação acadêmica, a partir da valorização do magistério, proporcionando aos graduandos a experiência prática no seu campo de trabalho já no início do curso, diante de observações realizadas e com a prática vivenciada na escola. Na metodologia a pesquisa se insere na perspectiva qualitativa e foi realizada a partir de um questionário feito a três ex-bolsistas do PIBID que atuavam em escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB. Os dados foram analisados a partir da análise temática e obtivemos os seguintes resultados: pensar o PIBID enquanto propulsor de aprendizagem da docência e a Escola enquanto parceira da Universidade levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de crianças em diferentes faixas etárias. Por fim, o PIBID é considerado um meio a mais que propicia melhoria na educação pública, bem como na vida acadêmica de estudantes do Curso de Pedagogia.This research, entitled "Learning of the teaching through PIBID/Pedagogy”, has as a problem: How can it be possible for students, beginners in the teaching profession, to learn the teaching, from experiences lived on PIBIB / Pedagogy, considering the specificities of the public school? To answer we had as objectives: to analyze the learning of the teaching from the PIBID experiences; reflect a permanence of the ID scholarship holders in the schools that participate of the Program, considering the partnership with all those involved in the educational process; rethink the planned actions that favor the learning teaching process of students attended in the pedagogical positions and discuss the results of the educational process from the activities carried out. In the theorical chapter we discuss about the significant contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID), has been providing an academic training, based on the valorization of teaching, providing to the graduating people experience in their field of work since the beginning of the course, with observations made and with the practice lived in the school. In the methodology the research is inserted in the qualitative perspective and was carried out from a questionnaire made with three former PIBID ex-scholarship holders who worked in public schools in the city of Cajazeiras / PB. The data were analyzed based on the thematic analysis and we obtained the following results: thinking of the PIBID, while supporting learning and teaching in the School while partnership of the University considering the learning-teaching process in children with different ages. Finally, the PIBID is considered as a way that more conducive the best of the public education, as well as in the academic life of students of the Pedagogy Course.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.ALVES, Karla Roberta Dantas.2018-03-162019-07-01T19:34:25Z2019-07-012019-07-01T19:34:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601ALVES, Karla Roberta Dantas. Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. 2018. 46f.Monografia (Licenciatura em pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T14:26:19Zoai:localhost:riufcg/4601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T14:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
Teaching learning through PIBID/Pedagogy.
title Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
spellingShingle Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
ALVES, Karla Roberta Dantas.
Aprendizagem da docência
Formação de professores
PIBID
Teaching apprenticeship
Teacher training
Educação.
title_short Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
title_full Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
title_fullStr Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
title_sort Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
author ALVES, Karla Roberta Dantas.
author_facet ALVES, Karla Roberta Dantas.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
FEITOSA, Belijane Marques.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Karla Roberta Dantas.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da docência
Formação de professores
PIBID
Teaching apprenticeship
Teacher training
Educação.
topic Aprendizagem da docência
Formação de professores
PIBID
Teaching apprenticeship
Teacher training
Educação.
description Esta pesquisa intitulada Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia, tem como questão problematizadora: De que forma é possível que os alunos, bolsistas de Iniciação à Docência, iniciantes na profissão, aprendam a docência, a partir das experiências vivenciadas no PIBIB/Pedagogia, considerando as especificidades da escola pública? Para responder tivemos como objetivos: analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no PIBID; refletir a permanência do bolsista de ID nas escolas participantes do Programa, considerando a parceria com todos os envolvidos no processo educativo; repensar as ações planejadas que favorecem o processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos nos plantões pedagógicos e discutir os resultados no processo educativo a partir das atividades realizadas. No capítulo teórico discorremos acerca da contribuição significativa que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vem oportunizando a formação acadêmica, a partir da valorização do magistério, proporcionando aos graduandos a experiência prática no seu campo de trabalho já no início do curso, diante de observações realizadas e com a prática vivenciada na escola. Na metodologia a pesquisa se insere na perspectiva qualitativa e foi realizada a partir de um questionário feito a três ex-bolsistas do PIBID que atuavam em escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB. Os dados foram analisados a partir da análise temática e obtivemos os seguintes resultados: pensar o PIBID enquanto propulsor de aprendizagem da docência e a Escola enquanto parceira da Universidade levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de crianças em diferentes faixas etárias. Por fim, o PIBID é considerado um meio a mais que propicia melhoria na educação pública, bem como na vida acadêmica de estudantes do Curso de Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16
2019-07-01T19:34:25Z
2019-07-01
2019-07-01T19:34:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601
ALVES, Karla Roberta Dantas. Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. 2018. 46f.Monografia (Licenciatura em pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601
identifier_str_mv ALVES, Karla Roberta Dantas. Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. 2018. 46f.Monografia (Licenciatura em pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378809286656