Explicações científicas, explicações escolares e entendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, José Francisco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Frederico Firmo de Souza, Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687
Resumo: Neste trabalho analisaremos o conceito de explicação na ciência, no cotidiano e na educação científica. Isto nos ajudará a distinguir entendimento científico de entendimento na educação científica. Argumentamos que o entendimento na educação científica carece e busca valor psicológico, diferentemente do entendimento científico. Finalmente, discutiremos propostas na literatura que consideram aspectos subjetivos/afetivos de um indivíduo fatores que acompanham o entendimento de uma explicação.
id UFSC-23_9961877fb6c67ee0e1f38e91bf16e744
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37687
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Explicações científicas, explicações escolares e entendimentoNeste trabalho analisaremos o conceito de explicação na ciência, no cotidiano e na educação científica. Isto nos ajudará a distinguir entendimento científico de entendimento na educação científica. Argumentamos que o entendimento na educação científica carece e busca valor psicológico, diferentemente do entendimento científico. Finalmente, discutiremos propostas na literatura que consideram aspectos subjetivos/afetivos de um indivíduo fatores que acompanham o entendimento de uma explicação.Universidade Federal de Santa Catarina2015-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 179-2041982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687/28858Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCustódio, José FranciscoCruz, Frederico Firmo de SouzaOliveira, Maurício Pietrocola Pinto de2019-04-09T17:19:13Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37687Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:19:13Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
title Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
spellingShingle Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
Custódio, José Francisco
title_short Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
title_full Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
title_fullStr Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
title_full_unstemmed Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
title_sort Explicações científicas, explicações escolares e entendimento
author Custódio, José Francisco
author_facet Custódio, José Francisco
Cruz, Frederico Firmo de Souza
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
author_role author
author2 Cruz, Frederico Firmo de Souza
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, José Francisco
Cruz, Frederico Firmo de Souza
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
description Neste trabalho analisaremos o conceito de explicação na ciência, no cotidiano e na educação científica. Isto nos ajudará a distinguir entendimento científico de entendimento na educação científica. Argumentamos que o entendimento na educação científica carece e busca valor psicológico, diferentemente do entendimento científico. Finalmente, discutiremos propostas na literatura que consideram aspectos subjetivos/afetivos de um indivíduo fatores que acompanham o entendimento de uma explicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37687/28858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 179-204
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261117202432