Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio Filho, José Francisco
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_e43e272d00dc5c5b30bd3c9c84abc5b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90582
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimentoEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaConstrutivismo (Educação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho visa compreender a dimensão afetiva das explicações que os estudantes constroem sobre o mundo. Apontamos a premência de estendermos as questões sobre habilidades necessárias aos estudantes à incorporação e operacionalização de conhecimentos científicos a fim de contemplar padrões afetivos envolvidos.Embora explicações sejam o elemento essencial na comunicação dos saberes no cotidiano da sala de aula, não se têm muito claro os mecanismos que levam alguém a aceitar uma explicação. Assim, um objetivo deste trabalho será compreender os critérios de qualidade de uma explicação escolar. Visto que explicações intuitivas se superpõem com as explicações obtidas na escola, acreditamos que um dos critérios de legitimação de uma explicação é o poder de gerar sentimento entendimento. Sentimento de entendimento é considerado a satisfação intelectual afetiva que provoca a aceitação de uma explicação, ou o sentimento que se conquistou entendimento da explicação.Com uso de questionários, verificamos que os estudantes de graduação indicam majoritariamente razões de ordem afetiva na escolha de seguir a carreira na área científica. Entrevistas com alunos do Ensino Médio mostraram atribuição de valores afetivos às explicações escolares. Tais valores, em geral, foram descritos em termos de sentimentos positivos associados ao entendimento gerado por explicações escolares. A presença dos quais nos chamamos de status afetivo que seria a variável observável do sentimento de entendimento. Concluímos que o sentimento de entendimento deva ser valorizado na educação científica afim de que os estudantes construam relações mais permanentes com o saber científico.Florianópolis, SCCruz, Frederico Firmo de SouzaOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio Filho, José Francisco2012-10-23T12:36:50Z2012-10-23T12:36:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 235 f.| grafs., tabs.application/pdf242122http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:54:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
title Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
spellingShingle Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
Custódio Filho, José Francisco
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Construtivismo (Educação)
title_short Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
title_full Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
title_fullStr Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
title_full_unstemmed Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
title_sort Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
author Custódio Filho, José Francisco
author_facet Custódio Filho, José Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Frederico Firmo de Souza
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio Filho, José Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Construtivismo (Educação)
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciência
Construtivismo (Educação)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T12:36:50Z
2012-10-23T12:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242122
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582
identifier_str_mv 242122
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 235 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651955181977600