Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimento
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
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Explicando explicações na educação científica: domínio cognitivo, status afetivo e sentimento de entendimentoEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaConstrutivismo (Educação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho visa compreender a dimensão afetiva das explicações que os estudantes constroem sobre o mundo. Apontamos a premência de estendermos as questões sobre habilidades necessárias aos estudantes à incorporação e operacionalização de conhecimentos científicos a fim de contemplar padrões afetivos envolvidos.Embora explicações sejam o elemento essencial na comunicação dos saberes no cotidiano da sala de aula, não se têm muito claro os mecanismos que levam alguém a aceitar uma explicação. Assim, um objetivo deste trabalho será compreender os critérios de qualidade de uma explicação escolar. Visto que explicações intuitivas se superpõem com as explicações obtidas na escola, acreditamos que um dos critérios de legitimação de uma explicação é o poder de gerar sentimento entendimento. Sentimento de entendimento é considerado a satisfação intelectual afetiva que provoca a aceitação de uma explicação, ou o sentimento que se conquistou entendimento da explicação.Com uso de questionários, verificamos que os estudantes de graduação indicam majoritariamente razões de ordem afetiva na escolha de seguir a carreira na área científica. Entrevistas com alunos do Ensino Médio mostraram atribuição de valores afetivos às explicações escolares. Tais valores, em geral, foram descritos em termos de sentimentos positivos associados ao entendimento gerado por explicações escolares. A presença dos quais nos chamamos de status afetivo que seria a variável observável do sentimento de entendimento. Concluímos que o sentimento de entendimento deva ser valorizado na educação científica afim de que os estudantes construam relações mais permanentes com o saber científico.Florianópolis, SCCruz, Frederico Firmo de SouzaOliveira, Maurício Pietrocola Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio Filho, José Francisco2012-10-23T12:36:50Z2012-10-23T12:36:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 235 f.| grafs., tabs.application/pdf242122http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90582porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:54:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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