A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maurivan Güntzel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lima, Valderez Marina do Rosário, Rocha Filho, João Bernardes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994
Resumo: No presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente.
id UFSC-23_9bfb025b145fa741a6d9985e07986475
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37994
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertaçõesNo presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente.Universidade Federal de Santa Catarina2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 53-811982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994/28995Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Maurivan GüntzelLima, Valderez Marina do RosárioRocha Filho, João Bernardes da2019-04-09T14:08:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37994Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:08:59Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
title A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
spellingShingle A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
Ramos, Maurivan Güntzel
title_short A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
title_full A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
title_fullStr A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
title_full_unstemmed A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
title_sort A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
author Ramos, Maurivan Güntzel
author_facet Ramos, Maurivan Güntzel
Lima, Valderez Marina do Rosário
Rocha Filho, João Bernardes da
author_role author
author2 Lima, Valderez Marina do Rosário
Rocha Filho, João Bernardes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
Lima, Valderez Marina do Rosário
Rocha Filho, João Bernardes da
description No presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994/28995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 53-81
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262241275904