A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994 |
Resumo: | No presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente. |
id |
UFSC-23_9bfb025b145fa741a6d9985e07986475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37994 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertaçõesNo presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente.Universidade Federal de Santa Catarina2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 53-811982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994/28995Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Maurivan GüntzelLima, Valderez Marina do RosárioRocha Filho, João Bernardes da2019-04-09T14:08:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37994Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:08:59Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
title |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
spellingShingle |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações Ramos, Maurivan Güntzel |
title_short |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
title_full |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
title_fullStr |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
title_full_unstemmed |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
title_sort |
A pesquisa como prática na sala de aula de ciências e matemática: um olhar sobre dissertações |
author |
Ramos, Maurivan Güntzel |
author_facet |
Ramos, Maurivan Güntzel Lima, Valderez Marina do Rosário Rocha Filho, João Bernardes da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Valderez Marina do Rosário Rocha Filho, João Bernardes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Maurivan Güntzel Lima, Valderez Marina do Rosário Rocha Filho, João Bernardes da |
description |
No presente artigo é relatada uma pesquisa, que analisa nove dissertações de um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, de 135 defendidas no período de 2004 a 2008, as quais têm em comum os fundamentos do Educar pela Pesquisa. O objetivo central da pesquisa é compreender como os princípios da Educação pela Pesquisa apresentam-se nas dissertações de mestrado em educação em Ciências e Matemática analisadas e as contribuições dessas dissertações para essa área. As dissertações foram analisadas segundo ascategorias: problematização associada à Educação pela Pesquisa; perspectiva conceitual sobre a Educação pela Pesquisa; metodologias de pesquisa empregadas; resultados principais observados e conclusões relevantes dos estudos. Como principal conclusão, afirmamos que a realização de pesquisa na área de Ciências e Matemática, com envolvimento direto dos alunos ou de professores promove a reflexão e contribui para a constituição do “ser professor” e para a qualificação de sua prática docente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37994/28995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 3 (2009); 53-81 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262241275904 |