Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Wesley Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Drummond, Juliana M. Hidalgo F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p151
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.
id UFSC-23_ad5932f8653a5a9de738232595511856
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/41984
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docenteO presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.Universidade Federal de Santa Catarina2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p15110.5007/1982-5153.2015v8n3p151Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 151-1791982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p151/30542Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Wesley CostaDrummond, Juliana M. Hidalgo F.2017-08-24T17:49:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41984Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:49:57Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
title Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
spellingShingle Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
de Oliveira, Wesley Costa
title_short Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
title_full Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
title_fullStr Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
title_full_unstemmed Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
title_sort Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
author de Oliveira, Wesley Costa
author_facet de Oliveira, Wesley Costa
Drummond, Juliana M. Hidalgo F.
author_role author
author2 Drummond, Juliana M. Hidalgo F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Wesley Costa
Drummond, Juliana M. Hidalgo F.
description O presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p151
10.5007/1982-5153.2015v8n3p151
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p151
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n3p151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p151/30542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 151-179
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263519490048