Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão. |
id |
UFSC-23_b5ba4cf071074f3b47786da14d35f11c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37552 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensinoEste artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 153-1731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552/28839Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPostal, Rosane FátimaHaetinger, ClausDullius, Maria MadalenaSchossler, Daniela Cristina2019-04-09T17:13:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37552Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:13:58Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
title |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
spellingShingle |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino Postal, Rosane Fátima |
title_short |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
title_full |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
title_fullStr |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
title_full_unstemmed |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
title_sort |
Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino |
author |
Postal, Rosane Fátima |
author_facet |
Postal, Rosane Fátima Haetinger, Claus Dullius, Maria Madalena Schossler, Daniela Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Haetinger, Claus Dullius, Maria Madalena Schossler, Daniela Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Postal, Rosane Fátima Haetinger, Claus Dullius, Maria Madalena Schossler, Daniela Cristina |
description |
Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552/28839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 153-173 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261101473792 |