Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Postal, Rosane Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Haetinger, Claus, Dullius, Maria Madalena, Schossler, Daniela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552
Resumo: Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.
id UFSC-23_b5ba4cf071074f3b47786da14d35f11c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37552
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensinoEste artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 153-1731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552/28839Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPostal, Rosane FátimaHaetinger, ClausDullius, Maria MadalenaSchossler, Daniela Cristina2019-04-09T17:13:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37552Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:13:58Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
title Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
spellingShingle Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
Postal, Rosane Fátima
title_short Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
title_full Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
title_fullStr Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
title_sort Atividades de modelagem matemática visando-se a uma aprendizagem significativa de funções afins, fazendo uso do computador como ferramenta de ensino
author Postal, Rosane Fátima
author_facet Postal, Rosane Fátima
Haetinger, Claus
Dullius, Maria Madalena
Schossler, Daniela Cristina
author_role author
author2 Haetinger, Claus
Dullius, Maria Madalena
Schossler, Daniela Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Postal, Rosane Fátima
Haetinger, Claus
Dullius, Maria Madalena
Schossler, Daniela Cristina
description Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 32 (trinta e dois) estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Lajeado/RS. Teve como enfoques o uso da metodologia da Modelagem Matemática, incluindo o computador como ferramenta de ensino. Exploramos o estudo de funções afins através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando (des)vantagens de optar por determinado plano. O trabalho privilegiou a colaboração e a cooperação entre os estudantes na realização das atividades. Como resultados, podemos destacar a utilização da Modelagem Matemática como uma alternativa viável e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem que atende aos anseios da Educação Matemática para a formação do cidadão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37552/28839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 153-173
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261101473792