Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garré, Bárbara Hees
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p53
Resumo: O artigo tem como proposta central analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo de Educação Ambiental no século XXI. Neste texto o recorte se situará em trabalhar com o conceito de dispositivo em Michel Foucault, tecendo algumas aproximações com os estudos de Gilles Deleuze e evidenciando as pistas que possibilitam olhar a EA como um dispositivo. Opera-se com as primeiras dimensões de um dispositivo – o visível e o enunciável – a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até 2012 que tratam de questões ambientais. A mídia é entendida como um potente artefato cultural, que produz um modo específico de ver e de falar sobre a questão ambiental e desse modo atua na produção de subjetividades, interpelando os sujeitos e constituindo suas formas de olhar, dizer, fazer e pensar em relação às práticas ambientais na atualidade.
id UFSC-23_b5e508b7bdef5775a1513d99be1ba35f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39377
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exameO artigo tem como proposta central analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo de Educação Ambiental no século XXI. Neste texto o recorte se situará em trabalhar com o conceito de dispositivo em Michel Foucault, tecendo algumas aproximações com os estudos de Gilles Deleuze e evidenciando as pistas que possibilitam olhar a EA como um dispositivo. Opera-se com as primeiras dimensões de um dispositivo – o visível e o enunciável – a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até 2012 que tratam de questões ambientais. A mídia é entendida como um potente artefato cultural, que produz um modo específico de ver e de falar sobre a questão ambiental e desse modo atua na produção de subjetividades, interpelando os sujeitos e constituindo suas formas de olhar, dizer, fazer e pensar em relação às práticas ambientais na atualidade.Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p5310.5007/1982-5153.2015v8n2p53Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 53-741982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p53/29495Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesHenning, Paula Corrêa2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39377Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
title Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
spellingShingle Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
Garré, Bárbara Hees
title_short Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
title_full Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
title_fullStr Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
title_full_unstemmed Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
title_sort Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame
author Garré, Bárbara Hees
author_facet Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
description O artigo tem como proposta central analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo de Educação Ambiental no século XXI. Neste texto o recorte se situará em trabalhar com o conceito de dispositivo em Michel Foucault, tecendo algumas aproximações com os estudos de Gilles Deleuze e evidenciando as pistas que possibilitam olhar a EA como um dispositivo. Opera-se com as primeiras dimensões de um dispositivo – o visível e o enunciável – a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até 2012 que tratam de questões ambientais. A mídia é entendida como um potente artefato cultural, que produz um modo específico de ver e de falar sobre a questão ambiental e desse modo atua na produção de subjetividades, interpelando os sujeitos e constituindo suas formas de olhar, dizer, fazer e pensar em relação às práticas ambientais na atualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p53
10.5007/1982-5153.2015v8n2p53
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p53
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p53/29495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 53-74
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453103874048