Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553
Resumo: A formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental.
id UFSC-23_bbf975897555ca6afddf3f26b5f78186
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37553
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Atuação de professores formados em licenciatura plena em CiênciasA formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 175-1981982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553/28840Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraOliveira, Maurício Pietrocola Pinto de2019-04-09T17:14:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37553Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:14:21Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
title Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
spellingShingle Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
title_short Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
title_full Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
title_fullStr Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
title_full_unstemmed Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
title_sort Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
author Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_facet Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
author_role author
author2 Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de
description A formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553/28840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 175-198
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261103570944