Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553 |
Resumo: | A formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental. |
id |
UFSC-23_bbf975897555ca6afddf3f26b5f78186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37553 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em CiênciasA formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 175-1981982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553/28840Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraOliveira, Maurício Pietrocola Pinto de2019-04-09T17:14:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37553Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:14:21Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
title |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
spellingShingle |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
title_short |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
title_full |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
title_fullStr |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
title_full_unstemmed |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
title_sort |
Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências |
author |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_facet |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de |
description |
A formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37553/28840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 175-198 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261103570944 |