PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Maria dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Resende, Juliano Tadeu Vilela de, Kotsko, Eliana Gomes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124
Resumo: O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos acadêmicos do 1º ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena da Unicentro Campus de Irati. De acordo com os procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório, em função dos objetivos, e de natureza qualitativa, sendo que o instrumento de coleta de dados foi através de aplicação de questionários, os quais foram tabulados e analisados, gerando um valor percentual para cada variável em estudo, as quais foram interseccionadas para obtenção de novos dados. Conclui-se que os acadêmicos ingressantes no 1º Ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena, em sua maioria, já frequentaram cursos de informática, proporcionando-lhes relativos conhecimentos básicos de informática e internet. Considerável número de acadêmicos acessam a internet através dos laboratórios da universidade em seus horários livres de aula no período da noite, com uma frequência de duas vezes por semana, indicando que a universidade se torna um importante elo de ligação para o mundo digital. A principal finalidade do uso da internet é para pesquisas acadêmicas e busca de informações através da navegação pelas páginas web, com o intuito de atualização. No entanto, o computador e a internet não são utilizados como ferramenta complementar para as aulas do curso de graduação, o que possibilita inferir restrições quanto à adequada capacitação dos profissionais, em função da não utilização dos recursos da tecnologia aplicáveis ao sistema didático pedagógico.Abstract The present study has as objective to trace the profile of the students of the first year of the Course of Science Lato Sensu at Unicentro - Campus of Irati. According to technical procedures, it deals with a descriptive and exploratory case study in relation to the objectives and to the qualitative nature, as the data collection was carried out by means of the application of questionnaires, which were tabulated and analyzed, generating a percentage value for each variable in the study, which were intersectioned to obtain new data. It is concluded that the students from the first year of the Science Course, in the majority, have already attended some computer science courses, providing them with basic knowledge of Computer Science and Internet. A considerable number of students has access to Internet by means of the laboratories of the university in their free time of classes in the evening, with a frequency of two times per week, indicating that the university has become an important link of connection to the digital world. The main purpose of the use of the Internet is for academic research and to search for information by means of navigation in the web pages, with the intention of keeping themselves up to date. However, the computer and the Internet are not used as complementary tool for the lessons of the graduation course, what it makes possible to infer restrictions in relation to the adequate qualification of the professionals, as these technological resources have not been applied to the pedagogical didactic system.
id UNICETO-1_a68eebdccf9e8cabaa82f60ce94a9056
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/124
network_acronym_str UNICETO-1
network_name_str Ambiência (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃOtecnologia da informação; internet; computador; ensino superiorO presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos acadêmicos do 1º ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena da Unicentro Campus de Irati. De acordo com os procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório, em função dos objetivos, e de natureza qualitativa, sendo que o instrumento de coleta de dados foi através de aplicação de questionários, os quais foram tabulados e analisados, gerando um valor percentual para cada variável em estudo, as quais foram interseccionadas para obtenção de novos dados. Conclui-se que os acadêmicos ingressantes no 1º Ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena, em sua maioria, já frequentaram cursos de informática, proporcionando-lhes relativos conhecimentos básicos de informática e internet. Considerável número de acadêmicos acessam a internet através dos laboratórios da universidade em seus horários livres de aula no período da noite, com uma frequência de duas vezes por semana, indicando que a universidade se torna um importante elo de ligação para o mundo digital. A principal finalidade do uso da internet é para pesquisas acadêmicas e busca de informações através da navegação pelas páginas web, com o intuito de atualização. No entanto, o computador e a internet não são utilizados como ferramenta complementar para as aulas do curso de graduação, o que possibilita inferir restrições quanto à adequada capacitação dos profissionais, em função da não utilização dos recursos da tecnologia aplicáveis ao sistema didático pedagógico.Abstract The present study has as objective to trace the profile of the students of the first year of the Course of Science Lato Sensu at Unicentro - Campus of Irati. According to technical procedures, it deals with a descriptive and exploratory case study in relation to the objectives and to the qualitative nature, as the data collection was carried out by means of the application of questionnaires, which were tabulated and analyzed, generating a percentage value for each variable in the study, which were intersectioned to obtain new data. It is concluded that the students from the first year of the Science Course, in the majority, have already attended some computer science courses, providing them with basic knowledge of Computer Science and Internet. A considerable number of students has access to Internet by means of the laboratories of the university in their free time of classes in the evening, with a frequency of two times per week, indicating that the university has become an important link of connection to the digital world. The main purpose of the use of the Internet is for academic research and to search for information by means of navigation in the web pages, with the intention of keeping themselves up to date. However, the computer and the Internet are not used as complementary tool for the lessons of the graduation course, what it makes possible to infer restrictions in relation to the adequate qualification of the professionals, as these technological resources have not been applied to the pedagogical didactic system.Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTROSantos, Elaine Maria dosResende, Juliano Tadeu Vilela deKotsko, Eliana Gomes da Silva2009-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124AMBIÊNCIA; v. 1, n. 1 (2005): Ambiência; 47-572175-94051808-0251reponame:Ambiência (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124/132info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-14T02:31:00Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/124Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambienciaPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/oaibertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com2175-94051808-0251opendoar:2017-04-14T02:31Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
title PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
spellingShingle PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Santos, Elaine Maria dos
tecnologia da informação; internet; computador; ensino superior
title_short PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
title_full PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
title_fullStr PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
title_full_unstemmed PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
title_sort PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
author Santos, Elaine Maria dos
author_facet Santos, Elaine Maria dos
Resende, Juliano Tadeu Vilela de
Kotsko, Eliana Gomes da Silva
author_role author
author2 Resende, Juliano Tadeu Vilela de
Kotsko, Eliana Gomes da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Maria dos
Resende, Juliano Tadeu Vilela de
Kotsko, Eliana Gomes da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia da informação; internet; computador; ensino superior
topic tecnologia da informação; internet; computador; ensino superior
description O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos acadêmicos do 1º ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena da Unicentro Campus de Irati. De acordo com os procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório, em função dos objetivos, e de natureza qualitativa, sendo que o instrumento de coleta de dados foi através de aplicação de questionários, os quais foram tabulados e analisados, gerando um valor percentual para cada variável em estudo, as quais foram interseccionadas para obtenção de novos dados. Conclui-se que os acadêmicos ingressantes no 1º Ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena, em sua maioria, já frequentaram cursos de informática, proporcionando-lhes relativos conhecimentos básicos de informática e internet. Considerável número de acadêmicos acessam a internet através dos laboratórios da universidade em seus horários livres de aula no período da noite, com uma frequência de duas vezes por semana, indicando que a universidade se torna um importante elo de ligação para o mundo digital. A principal finalidade do uso da internet é para pesquisas acadêmicas e busca de informações através da navegação pelas páginas web, com o intuito de atualização. No entanto, o computador e a internet não são utilizados como ferramenta complementar para as aulas do curso de graduação, o que possibilita inferir restrições quanto à adequada capacitação dos profissionais, em função da não utilização dos recursos da tecnologia aplicáveis ao sistema didático pedagógico.Abstract The present study has as objective to trace the profile of the students of the first year of the Course of Science Lato Sensu at Unicentro - Campus of Irati. According to technical procedures, it deals with a descriptive and exploratory case study in relation to the objectives and to the qualitative nature, as the data collection was carried out by means of the application of questionnaires, which were tabulated and analyzed, generating a percentage value for each variable in the study, which were intersectioned to obtain new data. It is concluded that the students from the first year of the Science Course, in the majority, have already attended some computer science courses, providing them with basic knowledge of Computer Science and Internet. A considerable number of students has access to Internet by means of the laboratories of the university in their free time of classes in the evening, with a frequency of two times per week, indicating that the university has become an important link of connection to the digital world. The main purpose of the use of the Internet is for academic research and to search for information by means of navigation in the web pages, with the intention of keeping themselves up to date. However, the computer and the Internet are not used as complementary tool for the lessons of the graduation course, what it makes possible to infer restrictions in relation to the adequate qualification of the professionals, as these technological resources have not been applied to the pedagogical didactic system.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124
url https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/124/132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv AMBIÊNCIA; v. 1, n. 1 (2005): Ambiência; 47-57
2175-9405
1808-0251
reponame:Ambiência (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Ambiência (Online)
collection Ambiência (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiência (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv bertotti@unicentro.br||ambiencia.unicentro@gmail.com
_version_ 1798316920208883712