A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134 |
Resumo: | Este trabalho discute algumas relações entre a teoria sócio-histórica de Vygotsky e as atividades experimentais no ensino de química, tais como a relação entre a afetividade e a aprendizagem, o papel da linguagem e do uso dos instrumentos na organização do pensamento, a importância dos problemas em sala de aula, as relações entre significado e sentido e entre conceitos científicos e cotidianos, a formação de pseudoconceitos, e as interações dos alunos em sala de aula com o professor e com os demais colegas. A análisede tais aspectos demonstrou que as atividades experimentais devem propiciar aos estudantes mais que a abordagem fenomenológica do conhecimento químico. Estas devem ser um espaço para a (re)construção do conhecimento químico, para a internalização dos conceitos científicos, com e pela linguagem, e principalmente para estímulo às interações sociais nesse processo. |
id |
UFSC-23_c06c9620a1c4bdf25b57997f1c33ed86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38134 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de QuímicaEste trabalho discute algumas relações entre a teoria sócio-histórica de Vygotsky e as atividades experimentais no ensino de química, tais como a relação entre a afetividade e a aprendizagem, o papel da linguagem e do uso dos instrumentos na organização do pensamento, a importância dos problemas em sala de aula, as relações entre significado e sentido e entre conceitos científicos e cotidianos, a formação de pseudoconceitos, e as interações dos alunos em sala de aula com o professor e com os demais colegas. A análisede tais aspectos demonstrou que as atividades experimentais devem propiciar aos estudantes mais que a abordagem fenomenológica do conhecimento químico. Estas devem ser um espaço para a (re)construção do conhecimento químico, para a internalização dos conceitos científicos, com e pela linguagem, e principalmente para estímulo às interações sociais nesse processo.Universidade Federal de Santa Catarina2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 25-451982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134/29083Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jane Raquel Silva de2019-04-09T17:09:25Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38134Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:09:25Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
title |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
spellingShingle |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química Oliveira, Jane Raquel Silva de |
title_short |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
title_full |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
title_fullStr |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
title_full_unstemmed |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
title_sort |
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química |
author |
Oliveira, Jane Raquel Silva de |
author_facet |
Oliveira, Jane Raquel Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jane Raquel Silva de |
description |
Este trabalho discute algumas relações entre a teoria sócio-histórica de Vygotsky e as atividades experimentais no ensino de química, tais como a relação entre a afetividade e a aprendizagem, o papel da linguagem e do uso dos instrumentos na organização do pensamento, a importância dos problemas em sala de aula, as relações entre significado e sentido e entre conceitos científicos e cotidianos, a formação de pseudoconceitos, e as interações dos alunos em sala de aula com o professor e com os demais colegas. A análisede tais aspectos demonstrou que as atividades experimentais devem propiciar aos estudantes mais que a abordagem fenomenológica do conhecimento químico. Estas devem ser um espaço para a (re)construção do conhecimento químico, para a internalização dos conceitos científicos, com e pela linguagem, e principalmente para estímulo às interações sociais nesse processo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134/29083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 3 (2010); 25-45 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263419875328 |