O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13390 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico intitulado "O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Vygotsky", objetiva analisar como acontece o ensino para uma aprendizagem significativa, que estratégias de ensino são utilizadas para que aconteça a aprendizagem, como a historia de vida e os aspectos culturais de cada aluno são considerados durante o trabalho com os conteúdos programáticos da escola, e por ultimo como e acompanhado o nível de aprendizagem dos alunos. A pesquisa desenvolvida no trabalho monográfico realizou-se na E.M.E.I F. Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB numa sala do 3° ano do Ensino Fundamental I, composta por dezoito alunos e sendo um deles surdo. A pesquisa conceitua-se como estudo de caso, e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevista aos alunos e professor, e também fontes orais, memorias do presente e narrativas colhidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Fez-se uma abordagem qualitativa na coleta e analise dos dados. Utilizou-se como aporte teórico a Analise de Conteúdo de Laurence Bardin para o primeiro momento da pesquisa. E no segundo momento para a análise da vivência do Estagio Supervisionado em Docência aportou-se na Nova Historia Cultural. Diante das analises a que foram submetidos os dados colhidos durante a observação, as entrevista e Estagio, viu-se que na sala de aula pesquisada são quase que totalmente inexistentes a perspectiva postulada na teoria de Vygotsky, pois os alunos são tidos como meros pacientes no processo de aprendizagem, raramente discutem ou problematizam os conteúdos, suas vivencias do cotidiano são descartadas, e o processo de ensino e baseado na reprodução mecânica de atividades, onde não levam o aluno a pensar o porque daquela aprendizagem. Desse modo, encontra-se um dos motivos da reinação da indisciplina na sala de aula, os alunos veem muito pouco sentido em ir a escola. |
id |
UFCG_710644ef45e4f2918b1b304c51b2270e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13390 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky.The teaching-learning process from Vygotsky's perspective.AprendizagemVygotsky- visão de aprendizagemEnsino fundamentalLearningVygotsky- learning visionElementary SchoolEducação.O presente trabalho monográfico intitulado "O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Vygotsky", objetiva analisar como acontece o ensino para uma aprendizagem significativa, que estratégias de ensino são utilizadas para que aconteça a aprendizagem, como a historia de vida e os aspectos culturais de cada aluno são considerados durante o trabalho com os conteúdos programáticos da escola, e por ultimo como e acompanhado o nível de aprendizagem dos alunos. A pesquisa desenvolvida no trabalho monográfico realizou-se na E.M.E.I F. Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB numa sala do 3° ano do Ensino Fundamental I, composta por dezoito alunos e sendo um deles surdo. A pesquisa conceitua-se como estudo de caso, e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevista aos alunos e professor, e também fontes orais, memorias do presente e narrativas colhidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Fez-se uma abordagem qualitativa na coleta e analise dos dados. Utilizou-se como aporte teórico a Analise de Conteúdo de Laurence Bardin para o primeiro momento da pesquisa. E no segundo momento para a análise da vivência do Estagio Supervisionado em Docência aportou-se na Nova Historia Cultural. Diante das analises a que foram submetidos os dados colhidos durante a observação, as entrevista e Estagio, viu-se que na sala de aula pesquisada são quase que totalmente inexistentes a perspectiva postulada na teoria de Vygotsky, pois os alunos são tidos como meros pacientes no processo de aprendizagem, raramente discutem ou problematizam os conteúdos, suas vivencias do cotidiano são descartadas, e o processo de ensino e baseado na reprodução mecânica de atividades, onde não levam o aluno a pensar o porque daquela aprendizagem. Desse modo, encontra-se um dos motivos da reinação da indisciplina na sala de aula, os alunos veem muito pouco sentido em ir a escola.The present monographic work entitled "The process of teaching and learning in Vygotsky's perspective ", aims to analyze how teaching for a meaningful learning, what teaching strategies are used so that learning happens, like the life story and cultural aspects of each student are considered during the work with the syllabus contents of the school, and finally how the students' level of learning is monitored. THE research developed in the monographic work was carried out at E.M.E.I F. Vitoria Bezerra in the city of Cajazeiras - PB in a room of the 3rd year of Elementary School I, composed of eighteen students and one of them being deaf. The research is conceptualized as a case study, and data collection instruments were used to classroom observation, interviewing students and teacher, and also sources oral, present memories and narratives collected during the Supervised Internship in Teaching. A qualitative approach was taken in the collection and analysis of the data. Laurence Bardin's Content Analysis for the first moment of the research. And in the second moment for the analysis of the experience of the Supervised Internship in Teaching came to the New Cultural History. In view of the analyzes to which the data collected during the observation, the interviews and the Internship, it was seen that in the researched classroom the perspective postulated in Vygotsky's theory almost because students are seen as mere patients in the learning process, rarely discuss or problematize the contents, their daily experiences are discarded, and the teaching process is based on the mechanical reproduction of activities, where they do not lead the student to think about why that learning. Thus, one of the reasons for the reign of indiscipline in the class, students see very little sense in going to school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263LUCENA, Josiane Dantas Martins.2010-122020-07-19T17:24:35Z2020-07-192020-07-19T17:24:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13390LUCENA, Josiane Dantas Martins de. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:21:49Zoai:localhost:riufcg/13390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:21:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. The teaching-learning process from Vygotsky's perspective. |
title |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
spellingShingle |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. LUCENA, Josiane Dantas Martins. Aprendizagem Vygotsky- visão de aprendizagem Ensino fundamental Learning Vygotsky- learning vision Elementary School Educação. |
title_short |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
title_full |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
title_fullStr |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
title_sort |
O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. |
author |
LUCENA, Josiane Dantas Martins. |
author_facet |
LUCENA, Josiane Dantas Martins. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCENA, Josiane Dantas Martins. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Vygotsky- visão de aprendizagem Ensino fundamental Learning Vygotsky- learning vision Elementary School Educação. |
topic |
Aprendizagem Vygotsky- visão de aprendizagem Ensino fundamental Learning Vygotsky- learning vision Elementary School Educação. |
description |
O presente trabalho monográfico intitulado "O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Vygotsky", objetiva analisar como acontece o ensino para uma aprendizagem significativa, que estratégias de ensino são utilizadas para que aconteça a aprendizagem, como a historia de vida e os aspectos culturais de cada aluno são considerados durante o trabalho com os conteúdos programáticos da escola, e por ultimo como e acompanhado o nível de aprendizagem dos alunos. A pesquisa desenvolvida no trabalho monográfico realizou-se na E.M.E.I F. Vitoria Bezerra na cidade de Cajazeiras - PB numa sala do 3° ano do Ensino Fundamental I, composta por dezoito alunos e sendo um deles surdo. A pesquisa conceitua-se como estudo de caso, e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevista aos alunos e professor, e também fontes orais, memorias do presente e narrativas colhidas durante o Estagio Supervisionado em Docência. Fez-se uma abordagem qualitativa na coleta e analise dos dados. Utilizou-se como aporte teórico a Analise de Conteúdo de Laurence Bardin para o primeiro momento da pesquisa. E no segundo momento para a análise da vivência do Estagio Supervisionado em Docência aportou-se na Nova Historia Cultural. Diante das analises a que foram submetidos os dados colhidos durante a observação, as entrevista e Estagio, viu-se que na sala de aula pesquisada são quase que totalmente inexistentes a perspectiva postulada na teoria de Vygotsky, pois os alunos são tidos como meros pacientes no processo de aprendizagem, raramente discutem ou problematizam os conteúdos, suas vivencias do cotidiano são descartadas, e o processo de ensino e baseado na reprodução mecânica de atividades, onde não levam o aluno a pensar o porque daquela aprendizagem. Desse modo, encontra-se um dos motivos da reinação da indisciplina na sala de aula, os alunos veem muito pouco sentido em ir a escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-19T17:24:35Z 2020-07-19 2020-07-19T17:24:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13390 LUCENA, Josiane Dantas Martins de. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13390 |
identifier_str_mv |
LUCENA, Josiane Dantas Martins de. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. 2010. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447507791872 |