Mapas conceituais: um estudo sobre aprendizagem em aulas de ciências
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38137 |
Resumo: | A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e colaboradores e doconceito de mapas conceituais de Novak realizamos uma pesquisa em aulas de ciências com estudantes da sexta série, em Blumenau (SC), no desenvolvimento do tema “Biodiversidade animal da Floresta Atlântica”. O objetivo foi avaliar o fenômeno da aprendizagem em aulas de ciências, na construção de mapas conceituais por meio do software Cmap Tools - versão 5.03, voltado especificamente para a construção de mapas conceituais. Os dados para a análise foram obtidos a partir de exercícios, dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes e pelo diário de campo dos pesquisadores. Como importante etapa nos processos de construção dos conhecimentos, evidenciamos a participação da professora de ciências, com suas orientações coletivas e individuais. Os resultados indicam que, no processo de construção dos mapas, os estudantes conseguiram estabelecer relações conceituais argumentadas, transformando qualitativamente seus conceitos originais associados ao tema estudado. |
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