Mapas Conceituais nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Cristiano da Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917
Resumo: This dissertation brings a theoretical discussion about conceptual maps, characterizing them as tools that help in the mental organization of concepts and allows, in educational terms, both to be used as assessment instruments by the teacher, as well as self-assessment by the student. A literature review articulates theorists who discuss the educational possibilities of conceptual maps with the theory of meaningful learning. Conceptual maps are characterized in this work as potentially facilitating procedures for the organization of mathematical thinking, fostering what Ausubel calls meaningful learning. In order to verify its acceptance and impact in the organization of mathematical thinking, tasks were proposed in a class of the sixth year of elementary school in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro, exploring conceptual maps to work on the classification of triangles. During the sequence, survey participants made conceptual maps on the paper and the miMind application on the cell phone, hierarchically identifying the concepts. The results showed that, despite an initial resistance, by breaking the traditional classroom model and the allowed and encouraged use of the cell phone, students appropriated the use of conceptual maps and their layout was characterized as a facilitator of the organization of mathematical concepts explored.
id UERJ_619dc58fd9c838892eaaf2e3332cdf3a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/13917
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Esquincalha, Agnaldo da Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/9222099862516722Lozano, Abel Rodolfo Garciahttp://lattes.cnpq.br/5240721117823627Pinto, Gisela Maria da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592http://lattes.cnpq.br/1224217054025483Barreto, Cristiano da Conceição2021-01-07T14:50:44Z2019-05-212019-03-29BARRETO, Cristiano da Conceição. Mapas Conceituais nas aulas de Matemática. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917This dissertation brings a theoretical discussion about conceptual maps, characterizing them as tools that help in the mental organization of concepts and allows, in educational terms, both to be used as assessment instruments by the teacher, as well as self-assessment by the student. A literature review articulates theorists who discuss the educational possibilities of conceptual maps with the theory of meaningful learning. Conceptual maps are characterized in this work as potentially facilitating procedures for the organization of mathematical thinking, fostering what Ausubel calls meaningful learning. In order to verify its acceptance and impact in the organization of mathematical thinking, tasks were proposed in a class of the sixth year of elementary school in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro, exploring conceptual maps to work on the classification of triangles. During the sequence, survey participants made conceptual maps on the paper and the miMind application on the cell phone, hierarchically identifying the concepts. The results showed that, despite an initial resistance, by breaking the traditional classroom model and the allowed and encouraged use of the cell phone, students appropriated the use of conceptual maps and their layout was characterized as a facilitator of the organization of mathematical concepts explored.Esta dissertação traz uma discussão teórica sobre mapas conceituais, caracterizando-os como ferramentas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, como de autoavaliação, pelo aluno. É feita uma revisão de literatura que articula teóricos que discutem as possibilidades educacionais dos mapas conceituais com a teoria da aprendizagem significativa. Mapas conceituais são caracterizados, neste trabalho, como procedimentos potencialmente facilitadores da organização do pensamento matemático, fomentando o que Ausubel chama de aprendizagem significativa. A fim de verificar sua aceitação e impacto na organização do pensamento matemático, foram propostas atividades em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, em uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro, explorando mapas conceituais para trabalhar a classificação de triângulos. Durante a sequência, os participantes da pesquisa, fizeram mapas conceituais no papel e no aplicativo miMind, no celular, identificando hierarquicamente os conceitos. Os resultados evidenciaram que, apesar de uma resistência inicial, pelo romper do modelo tradicional de aula e pelo uso permitido e fomentado do telefone celular, os alunos se apropriaram do uso de mapas conceituais e seu traçado se caracterizou como um facilitador da organização dos conceitos matemáticos explorados.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T14:50:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cristiano Barreto.pdf: 1318368 bytes, checksum: 66f4f1e596edb78763055f47312e61d8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T14:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cristiano Barreto.pdf: 1318368 bytes, checksum: 66f4f1e596edb78763055f47312e61d8 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - FFPUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaConceptual mapsMeaningful LearningLearning in mathematicsMapas conceituaisAprendizagem SignificativaAprendizagem em matemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMapas Conceituais nas aulas de MatemáticaConceptual maps in Math s classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Cristiano Barreto.pdfapplication/pdf1318368http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/13917/1/Dissertacao+Cristiano+Barreto.pdf66f4f1e596edb78763055f47312e61d8MD511/139172024-02-27 15:41:07.028oai:www.bdtd.uerj.br:1/13917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Conceptual maps in Math s classes
title Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
spellingShingle Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
Barreto, Cristiano da Conceição
Conceptual maps
Meaningful Learning
Learning in mathematics
Mapas conceituais
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem em matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
title_full Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
title_fullStr Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
title_full_unstemmed Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
title_sort Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
author Barreto, Cristiano da Conceição
author_facet Barreto, Cristiano da Conceição
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9222099862516722
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lozano, Abel Rodolfo Garcia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5240721117823627
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3263886276740592
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1224217054025483
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Cristiano da Conceição
contributor_str_mv Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptual maps
Meaningful Learning
Learning in mathematics
topic Conceptual maps
Meaningful Learning
Learning in mathematics
Mapas conceituais
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem em matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem em matemática
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation brings a theoretical discussion about conceptual maps, characterizing them as tools that help in the mental organization of concepts and allows, in educational terms, both to be used as assessment instruments by the teacher, as well as self-assessment by the student. A literature review articulates theorists who discuss the educational possibilities of conceptual maps with the theory of meaningful learning. Conceptual maps are characterized in this work as potentially facilitating procedures for the organization of mathematical thinking, fostering what Ausubel calls meaningful learning. In order to verify its acceptance and impact in the organization of mathematical thinking, tasks were proposed in a class of the sixth year of elementary school in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro, exploring conceptual maps to work on the classification of triangles. During the sequence, survey participants made conceptual maps on the paper and the miMind application on the cell phone, hierarchically identifying the concepts. The results showed that, despite an initial resistance, by breaking the traditional classroom model and the allowed and encouraged use of the cell phone, students appropriated the use of conceptual maps and their layout was characterized as a facilitator of the organization of mathematical concepts explored.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T14:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Cristiano da Conceição. Mapas Conceituais nas aulas de Matemática. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917
identifier_str_mv BARRETO, Cristiano da Conceição. Mapas Conceituais nas aulas de Matemática. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - FFP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/13917/1/Dissertacao+Cristiano+Barreto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66f4f1e596edb78763055f47312e61d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352324933386240