O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Arlete de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
DOI: 10.5007/1982-5153.2015v8n2p233
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p233
Resumo: Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.
id UFSC-23_dceac5318e4fef4fc00681538ecf9e8d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39395
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
spelling O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passadoNesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p23310.5007/1982-5153.2015v8n2p233Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 233-2471982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p233/29504Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDalcin, AndréiaBrito, Arlete de Jesus2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39395Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
title O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
spellingShingle O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
Dalcin, Andréia
Dalcin, Andréia
title_short O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
title_full O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
title_fullStr O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
title_full_unstemmed O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
title_sort O exercício do olhar como possibilidade para interpretar práticas escolares do passado
author Dalcin, Andréia
author_facet Dalcin, Andréia
Dalcin, Andréia
Brito, Arlete de Jesus
Brito, Arlete de Jesus
author_role author
author2 Brito, Arlete de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Andréia
Brito, Arlete de Jesus
description Nesse artigo realizamos a análise de uma imagem produzida por Cesare Mariani, no século XIX que representa La Salle em uma situação de ensino em sala de aula. Consideramos, conforme Garnica (2008) que a análise é um processo de desconstrução e construção contínuas de narrativas. Por meio desse processo, concluímos que tal pintura tinha por objetivo educar os modos de pensar sobre o ensino lassalista e por isso nos possibilita refletir sobre aquele ensino e também sobre as práticas escolares atuais que provém dele.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p233
10.5007/1982-5153.2015v8n2p233
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p233
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p233/29504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 233-247
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182612135837696
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p233