Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560 |
Resumo: | O processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas. |
id |
UFSC-23_dd968e46e20a8b26e865cfcb6b5e8f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37560 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticasO processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 57-811982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560/28853Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Danielle Aparecida dosSilva, Luciano FernandesPina, Agenor2019-04-09T17:18:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37560Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:18:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
title |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
spellingShingle |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas Reis, Danielle Aparecida dos |
title_short |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
title_full |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
title_fullStr |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
title_full_unstemmed |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
title_sort |
Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas |
author |
Reis, Danielle Aparecida dos |
author_facet |
Reis, Danielle Aparecida dos Silva, Luciano Fernandes Pina, Agenor |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciano Fernandes Pina, Agenor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Danielle Aparecida dos Silva, Luciano Fernandes Pina, Agenor |
description |
O processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560/28853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 57-81 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261110910976 |