Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Danielle Aparecida dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes, Pina, Agenor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560
Resumo: O processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas.
id UFSC-23_dd968e46e20a8b26e865cfcb6b5e8f44
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37560
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticasO processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 57-811982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560/28853Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Danielle Aparecida dosSilva, Luciano FernandesPina, Agenor2019-04-09T17:18:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37560Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:18:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
title Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
spellingShingle Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
Reis, Danielle Aparecida dos
title_short Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
title_full Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
title_fullStr Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
title_full_unstemmed Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
title_sort Algumas compreensões de licenciandos em Física sobre o fenômeno das mudanças climáticas
author Reis, Danielle Aparecida dos
author_facet Reis, Danielle Aparecida dos
Silva, Luciano Fernandes
Pina, Agenor
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
Pina, Agenor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Danielle Aparecida dos
Silva, Luciano Fernandes
Pina, Agenor
description O processo de contextualização dos conteúdos escolares tem sido visto como um dos caminhos para elaborar e efetivar propostas educativas que aproximem os estudantes das reais condições da articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Nesse sentido, nos chama a atenção os trabalhos que propõem a contextualização dos conteúdos escolares partindo de abordagens educativas relacionadas com temas controversos, sobretudo aqueles que envolvem o tema Mudanças Climáticas. Todavia, existem alguns obstáculos que nos impedem de tratar de temas controversos em nossas atividades educativas, sendo que um deles está diretamente relacionado aos nossos processos de formação inicial. Com a ajuda de dois questionários abertos procuramos investigar algumas compreensões que os Licenciandos em Física de uma universidade pública possuem a respeito do tema Mudanças Climáticas. Nossos resultados indicam que a maior parte dos futuros professores não estão devidamente preparados para trabalhar com o tema Mudanças Climáticas como um tema controverso em suas atividades educativas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37560/28853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 57-81
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261110910976