Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldaner, Otavio Aloísio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa-Beber, Laís Basso, Machado, Aniara Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698
Resumo: Neste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada.
id UFSC-23_e2301c315f194be29e43fdf2522c5941
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37698
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigaçãoNeste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada.Universidade Federal de Santa Catarina2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 85-1111982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldaner, Otavio AloísioCosta-Beber, Laís BassoMachado, Aniara Ribeiro2019-04-09T17:24:06Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37698Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:24:06Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
title Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
spellingShingle Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
Maldaner, Otavio Aloísio
title_short Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
title_full Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
title_fullStr Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
title_full_unstemmed Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
title_sort Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
author Maldaner, Otavio Aloísio
author_facet Maldaner, Otavio Aloísio
Costa-Beber, Laís Basso
Machado, Aniara Ribeiro
author_role author
author2 Costa-Beber, Laís Basso
Machado, Aniara Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldaner, Otavio Aloísio
Costa-Beber, Laís Basso
Machado, Aniara Ribeiro
description Neste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 85-111
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261131882496